Dia Europeu da Microfinança

Assinala-se hoje dia 20 de outubro o Dia Europeu da Microfinança, uma data que pretende dar visibilidade ao papel da microfinança e do microcrédito no combate ao desemprego e à exclusão social e financeira.

Promovido pela European Microfinance Network (EMN) e pelo The Microfinance Centre (MFC), as celebrações do Dia Europeu da Microfinança irão arrancar em Bruxelas, mas a data será assinalada em toda a Europa, com eventos a decorrer em simultâneo nos diversos países.

O seu propósito é, por um lado, o de assinalar esse dia e, por outro, ser um momento privilegiado para a partilha de ideias e de experiências na área da Microfinança, tendo como foco os desafios que se colocam no atual contexto económico em Portugal. Em que medida a Microfinança, em geral, e o Microcrédito, em particular, podem contribuir para dar resposta à criação de emprego? Qual o verdadeiro impacto da Microfinança para a vida dos empreendedores?

Em Portugal o Microcrédito é o instrumento mais visível da Microfinança. Destina-se a apoiar pessoas sem acesso a crédito tradicional, que preencham dois requisitos básicos: terem uma ideia de negócio viável e perfil empreendedor.

A Associação Nacional de Direito ao Crédito foi pioneira em Portugal na área do Microcrédito, desenvolvendo este instrumento de apoio à criação do próprio emprego e essencialmente dirigido a públicos vulneráveis.

Sobre o Microcrédito ANDC
Fundada em 14 de Dezembro de 1998, a ANDC tem como principal objetivo a promoção e o desenvolvimento económico e social daqueles que se encontrem em situação de vulnerabilidade, nomeadamente desempregados, jovens à procura do 1º emprego, trabalhadores em regime precário, desocupados, permitindo-lhes, através do microcrédito, o desenvolvimento de projetos de natureza económica geradores de auto-emprego ou de microempresas. O montante máximo é de € 15 000, por um prazo que pode ir até aos 5 anos.

Sobre a EMN
A EMN é uma organização não-governamental fundada em Paris, em abril de 2003, e que conta com o apoio da Comissão Europeia e da Caisse des Dépôts et Consignations (CDC). Com cerca de 100 membros em mais de 20 países, esta organização desenvolve um importante trabalho na promoção e desenvolvimento da Microfinança na União Europeia, prestando apoio às instituições que atuam nesta área. O Millennium bcp é membro da EMN desde 2009, com representação no Conselho de Administração da organização desde 2011.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia Europeu da Microfinança.gif

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s