Dia da Iluminação

Num dia como este, 21 de Outubro, porém no ano de 1879, o norte-americano Thomas Edison transformava o invento da lâmpada incandescente em algo comercializável, usando uma haste de carvão (carbono).

Desde o início do século XIX, vários inventores tentaram construir fontes de luz à base de energia elétrica, e a maior dificuldade era encontrar um filamento que não queimasse a lâmpada – atualmente é usado o filamento de tungstênio, cuja temperatura chega a 3000°C.
Para evitar a combustão dos filamentos, todo o ar da lâmpada é removido e, em seu lugar, são inseridos gases inertes. O grande problema é que o rendimento da lâmpada incandescente é muito baixo: apenas o equivalente a 5% da energia elétrica consumida é transformada em luz, os outros 95% acabam como calor.
Ele criou uma lâmpada incandescente comercializável e aperfeiçoou os modelos já inventados e compôs um aparelho com filamento fino de carvão a alto vácuo, que durava mais e tinha mais qualidade.

Em 1938, um engenheiro mecânico e eletrotécnico sérvio, Nikola Tesla (1856- 1943) inventou a lâmpada fluorescente que funciona através da emissão de energia eletromagnética na forma de luz, diferente da lâmpada incandescente que emite calor na forma de luz.
As lâmpadas halógenas, surgiram em 1958, e também funcionam com filamento, mas constituídas por tungstênio e ficam dentro de um compartimento com um gás inerte e uma pequena quantidade de alógeno (bromo ou iodo), com durabilidade maior que as incandescentes.
Anos mais tarde em 1962 o primeiro LED (Light Emitting Diode) foi produzido pela General Electric. Estes primeiros LED´s tinham apenas a cor vermelha utilizados em dispositivos Liga/Desliga de aparelhos elétricos.
Com o passar das décadas o LED foi sendo aperfeiçoado em diversos aspectos, como aumento de sua durabilidade, eficiência e economia.
No início dos anos 90, surgiu a LED azul que acabou originando o tão esperado LED branco, que revolucionou a área de iluminação.
Atualmente, LED substitui eficientemente uma lâmpada ou luminária convencional em áreas externas ou internas e a AUDAX Electronics desenvolve e fabrica soluções eletrônicas em estado sólido (LED) para seus projetos de iluminação.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia da Iluminação.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s