Dia da Maçã (Apple day)

Hoje é Dia da Maçã!
O Apple Day é celebrado desde 1990 no Reino Unido.

Nos EUA, há um ditado que diz: “Uma maçã por dia mantém o médico longe”.
Não é à toa, pois a fruta evita o envelhecimento, protege o corpo de doenças e ainda limpa a boca. Agora, há uma novidade ainda mais impressionante. Cientistas americanos da Universidade da Pensilvânia descobriram que a maçã elimina gordura!

Quilos extras!
Um estudo provou que comer uma maçã 15 minutos antes de cada refeição faz com que se consuma até 200 calorias a menos. “É ainda rica em pectina, substância que ajuda a controlar o colesterol, como se ela raspasse a gordura para fora do corpo”, diz a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro.

Por que funciona?
Duas palavrinhas são mágicas para acelerar o processo de emagrecimento: fibras e pectina. E a maçã é rica em ambas as substâncias!

– As fibras da fruta preenchem o estômago e dão uma sensação de saciedade. Assim, perde-se a fome e demoramos mais para comer novamente.
– A pectina colabora para uma digestão mais lenta, o que mantém a fome longe por mais de quatro horas. Além disso, ela reduz a absorção de açúcar, o que diminui a quantidade de gordura que o corpo consegue estocar.
– Juntando a ação das fibras e da pectina você terá a fome reduzida, consumirá menos calorias e ainda perderá gordura!

Como livrar os agrotóxicos nas maçãs?
O melhor mesmo é comprar maçãs orgânicas. Mas como custam mais caro, compre as tradicionais e tome alguns cuidados para livrá-las dos agrotóxicos. Deixe-as de molho por até meia hora num vasilhame com uma solução de 1 colher (sopa) de pó de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Depois, lave-as em água corrente. O truque funciona porque o ph mais ácido do bicarbonato elimina os produtos químicos dos alimentos.

Como escolher e conservar?
Qualquer que seja o tipo de maçã, ela deve ser lisa e firme, livre de manchas marrons, rugas e furos. Em casa, as maçãs podem ser conservadas na geladeira, embaladas num saco plástico, que preserva o perfume da fruta. Dessa forma, duram até duas semanas. Em temperatura ambiente e protegidas dos raios solares, devem ser consumidas em, no máximo, cinco dias.

Confira outras vantagens desta fruta (maçã):
– Proteção para os ossos: Pesquisadores franceses descobriram que um flavanoide chamado florizina que só é encontrado nas maçãs pode proteger as mulheres na pós-menopausa de osteoporose e também pode aumentar a densidade óssea. Boro, outro ingrediente das maçãs que também fortalece os ossos.
– Ajuda para o asma: Um estudo recente mostra que crianças com asma que beberam suco de maçã diariamente sofria de menos chiado do que crianças que bebem suco de maçã apenas uma vez por mês. Outro estudo mostrou que crianças nascidas de mulheres que comem muitas maçãs durante a gravidez têm taxas mais baixas de asma do que as crianças cujas mães comeram algumas maçãs.
– Prevenção ao Alzheimer: Um estudo em ratos na Universidade de Cornell descobriram que a quercetina nas maçãs pode proteger as células cerebrais contra os danos dos radicais livres que podem levar à doença de Alzheimer.
– Abaixar o colesterol: A pectina das maçãs diminui o LDL (“mau” colesterol). Pessoas que comem duas maçãs por dia pode reduzir o colesterol em até 16 por cento.
– Prevenção do câncer de pulmão: De acordo com um estudo de 10.000 pessoas, aqueles que comiam mais maçãs tiveram um risco de 50% menor de desenvolver câncer de pulmão. Os pesquisadores acreditam que isso é devido aos níveis elevados da flavonóides quercetina e naringina das maçãs.
– Prevenção do cancro de mama: Um estudo da Universidade de Cornell descobriram que os ratos que comeram uma maçã por dia reduziram o risco de câncer de mama em 17%. Ratos alimentados com três maçãs por dia reduziram o risco em 39% e os alimentados com seis maçãs por dia reduziram o risco em 44%.
– Prevenção do câncer de cólon: Um estudo descobriu que ratos alimentados com extrato de maçãs, tinham um risco 43% menor de câncer de cólon. Outra pesquisa mostra que a pectina da maçã, reduz o risco de câncer de cólon e ajuda a manter um sistema digestivo saudável.
– Prevenção do cancro no fígado: Pesquisadores descobriram que ratos alimentados com extrato de maçã, tinham um risco 57% menor de câncer de fígado.
– Benefícios para diabetes: A pectina nas maçãs fornece ácido galacturônico ao corpo o que reduz a necessidade do corpo com insulina e pode ajudar no tratamento de diabetes.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia da Maçã (Apple day).png

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s