Dia do Enólogo – Brasil

O dia do Enólogo comemora-se a 22 de Outubro.
Enólogo é o profissional que cuida da transformação da uva em vinho, supervisionando todo o processo de produção. Ele trabalha nos vinhedos e na indústria de vinhos, e não nos restaurantes. Nas vinhas ele analisa os tipos de solo, o método de irrigação, a escolha das mudas e as técnicas de plantio, poda e colheita. Na indústria ele define as técnicas de vinificação, o tempo de maturação e o momento adequado de colocar o vinho no mercado. Algumas vezes atua como vendedor ao assumir a parte de marketing do produto. A sua formação pode ser feita por um curso técnico ou de graduação. Legislações específicas em vários países estabelecem os níveis de preparação e titulação dos responsáveis pela produção do vinho e de seus derivados.

É uma profissão regulamentada no Brasil pela Lei n.11.476, de 29 de maio de 2007. Comumente, o enólogo é formado em Agronomia, com especialização na área, seja no Brasil ou no exterior. Existem poucas, porém excelentes faculdades de Enologia concentradas sobretudo na Europa (França, Itália, Portugal), nos Estados Unidos e Austrália. No Brasil, segundo o Guia do Estudante, A Unipampa, com campus em Dom Pedrito no Rio Grande do Sul, é a única instituição a oferecer um bacharelado. Já o tecnólogo é ofertado em quatro instituições, em Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul. O bacharelado em Enologia inclui em seu conteúdo programático disciplinas teóricas de base como Botânica, Matemática, Estatística, Geologia, Microbiologia, Climatologia etc e algumas práticas, como vinificação, viticultura, marketing de vinhos, análise sensorial e controle de qualidade.

A Enologia oferece ao profissional formado um vasto campo no mercado: suporte técnico para restaurantes e casas especializadas, crítico em revistas e outras publicações, trabalho em importadoras e grandes empresas do setor e, ainda, no desenvolvimento de vinhos de qualidade em pequenas ou grandes vinícolas.

Conhecer o enólogo responsável pela seleção do vinho degustado é uma das maneiras de se ter garantia sobre sua procedência e qualidade. No dia 22 de outubro comemora-se o dia do enólogo.

O escritor de Curitiba, Luiz Groff, faz uma analogia bem humorada sobre os enólogos e enófilos: “O enólogo é o indivíduo que perante o vinho toma decisões, e o enófilo é o indivíduo que perante as decisões toma vinho”.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia do Enólogo

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s