Dia de São João de Capristano

O Dia de São João de Capristano é festejado liturgicamente a 23 de outubro.
São João de Capistrano nasceu a 24 de junho de 1386 na Itália e faleceu a 23 de outubro de 1456 na Áustria.
Estudou Direito na Universidade de Perúsia e tornou-se oficial de juiz. Desiludido com a morte da esposa e preso por intrigas políticas, João decide dedicar a sua vida a Deus, ingressando nos Franciscanos. Após passar muitas humilhações e doar os seus bens aos pobres, à imagem de São Francisco, João de Capristano conseguiu finalmente entrar na Ordem Franciscana, onde foi rejeitado duas vezes, até que depois de muito custo aí se tornou sacerdote.
Viajou incansavelmente por toda a Europa a pé descalço, ou a cavalo, trabalhando na reforma dos costumes e lutando contra as heresias do seu tempo. Pela sua sabedoria e prudência foi enviado para várias missões diplomáticas. Rumou para a Hungria a pedido do Papa onde conseguiu parar uma forte invasão otomana depois de incentivar o pequeno exército com um crucifixo e mobilizar milhares de camponeses para a guerra.
Por três vezes os Sumos Pontífices tentaram nomeá-lo bispo de cidades importantes, mas João de Capristano preferiu não receber títulos e seguir o caminho humilde e pobre de pregador, alimentando-se uma só vez por dia e sem carne.
Considerado o santo padroeiro dos humilhados e rejeitados, São João de Capristano deixou uma obra escrita em 17 volumes. Foi beatificado pelo Papa Leão X e canonizado pelo Papa Alexandre VIII em 1690.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia de São João de Capristano

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s