Dia Mundial do Património Audiovisual

O Dia Mundial do Património Audiovisual comemora-se a 27 de outubro desde 2005.
Foi a 27 de outubro de 1980 que na Assembleia Geral de Belgrado, a UNESCO adotou a Recomendação para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento.

A data foi instituída pela UNESCO para chamar a atenção da importância dos documentos audiovisuais do mundo inteiro e para a necessidade urgente de os proteger.

Os documentos audiovisuais como filmes, programas de rádio e televisão, e gravações de áudio e vídeo, são património de todos, identificativos de uma cultura, e contêm informação chave dos séculos XX e XXI, que forma parte da história do homem.

Para celebrar a data várias instituições organizam colóquios sobre a conservação e a valorização do cinema e do audiovisual, assim como são exibidos grandes filmes da história do cinema.

As celebrações têm como base um tema anual. O tema do Dia Mundial do Património Audiovisual 2016 é: “É a sua história – não a perca”. A UNESCO encoraja os arquivos audiovisuais de todo o mundo para se juntarem à celebração, apresentando as suas valiosas coleções, como parte de um esforço internacional para promover o valor do património audiovisual.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia Mundial do Património Audiovisual

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s