Dia Europeu pela Igualdade Salarial

O Dia Europeu pela Igualdade Salarial observa-se a 2 de novembro.
Conhecido na Europa como “European Equal Pay Day”, o dia celebra-se a 2 de novembro visto ser este o dia do ano em que as mulheres deixam de receber em comparação com os homens, que continuam a receber o salário até 31 de dezembro. As mulheres recebem menos 16,3% por hora do que os homens.

Enquanto alguns países da Europa apresentam diferenças de ordenado inferiores a 10% (como Itália, Luxemburgo, Polónia, Malta e Eslovénia), outros apresentam uma diferença superior a 20% (Hungria, Alemanha, Áustria, Estónia, República Checa, Eslováquia).

Em Portugal as mulheres recebem menos 13% do que os homens.

A diferença salarial entre géneros existe, mesmo apresentando as mulheres uma melhor taxa de sucesso no secundário (83% contra 77,6%) e na universidade (60% de licenciados são mulheres) do que os homens.

Foi em 2015 que se decidiu comemorar esta data, sendo que anteriormente a Comissão Europeia assinalava a mesma no dia 28 de fevereiro. Cada país pode também celebrar o dia nacional da diferença salarial. Portugal, por exemplo, celebra o Dia da Igualdade Salarial a 6 de março.

A partir de 2016 Portugal celebra esta mesma data em novembro, no Dia Europeu pela Igualdade Salarial, no intuito de aproximar a data com 31 de dezembro e de diminuir as disparidades nos pagamentos entre géneros.

Dia Europeu pla Igualdade Salarial.jpg

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia Europeu pela Igualdade Salarial

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s