Dia do Guarda Florestal

Neste dia 03 de novembro, é celebrado mundialmente o dia do guarda florestal, data criada em homenagem a Santo Humberto, santo católico holandês considerado o patrono dos guardas florestais que descobrira a vida religiosa ao ver entre os chifres de um cervo que caçava um crucifixo. Pelo mundo, este profissional fardado é muito mais do que um personagem de desenho animado, mas sobretudo um legitimo guardião da mata e dos animais que lá vivem, defendendo-os, em vezes, com a própria vida pelo bem da natureza.

No entanto, apesar de presença constante nas florestas de vários países, este profissional não existe em todos os lugares. O Brasil, por exemplo, não conta com guardas florestais nos seus parques, cabendo a instituições como o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e outras organizações independentes a defesa de nossos parques naturais da ação de caçadores e extratores de madeira e outros, como as palmeiras.

Para contar mais sobre a árdua missão de proteger as matas, o PGN desta sexta-feira (03/11) contou com a presença do analista ambiental Alfredo Bufrem, um dos responsáveis pela proteção do Parque Nacional da Serra do Itajaí junto a seção regional do ICMBio. Entre as curiosidades e percausos da profissão (praticamente a mesa de um guarda florestal), o relato chocante da extração e envazamento de palmito em plena mata.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia do Guarda Florestal.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s