Dia de São Carlos Borromeu

O Dia de São Carlos Borromeu festeja-se a 4 de novembro, no dia seguinte ao seu falecimento.
Nascido a 2 de outubro de 1538 em Arona, Milão, e falecido a 3 de novembro de 1584, Milão, São Carlos Borromeu foi um cardeal e arcebispo italiano, secretário de Estado do Papa Pio IV, que fundou mais de 700 escolas de catecismo, com cerca de 3000 catequistas e 40.000 alunos.

Dele se diz ter sido o primeiro bispo a fundar seminários para a formação de padres e o primeiro secretário de Estado na conceção moderna desse cargo. Os regulamentos que escreveu para os seminários que fundou foram copiados por outros bispos para a organização dos próprios seminários.

Quando a cidade de Milão foi assolada pela peste em 1576, São Carlos Borromeu, que já tinha oferecido os seus bens aos pobres, saiu para as ruas para visitar e consolar os contaminados. O seu esforço incansável consumia-lhe as energias. Em procissões o santo chegava a autoflagelar-se para pedir perdão a Deus pelo seu povo.

Tinha apenas 46 anos quando a peste o atingiu fatalmente. “Eis Senhor, eu venho, vou já”, terão sido as suas últimas palavras proferidas, depois de receber os santos sacramentos.

O Papa Paulo V canonizou São Carlos Borromeu em 1610. Ele é o santo protetor dos catequistas. A Igreja de São Carlos em Viena e a Catedral de São Carlos Borromeu em São Paulo são os grandes templos dedicados a este santo.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia de São Carlos Borromeu.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s