Dia Nacional da Cultura Brasileira

5 de novembro é um dia de festa para a cultura brasileira. E não só por ser o Dia Nacional da Cultura, mas também o da língua portuguesa e o do cinema brasileiro, duas áreas consideradas estratégicas pelo Ministério da Cultura (MinC).

Em vídeo, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, parabenizou os artistas, criadores e todos os responsáveis pelas manifestações culturais que enriquecem o Brasil. “É o dia que estamos em festa. Apesar de todas as dificuldades, o Brasil segue sendo um dos países mais importantes culturalmente no mundo”, afirmou. “Hoje é o dia de todas essas manifestações do teatro, da dança, do cinema, do circo, da literatura, das artes visuais”.

Instituído por meio de Lei Federal, em 1970, o Dia da Cultura é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, que foi importante defensor das liberdades civis. Em 1907, ele representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e, já no final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz. Rui Barbosa também presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Hoje, o seu acervo intelectual, biblioteca e móveis são administrados pela Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão vinculado ao MinC.

Ordem do Mérito Cultural
Para o Dia Nacional da Cultura, o MinC promove, anualmente, a Ordem do Mérito Cultural (OMC), que premia pessoas e entidades que, com seu trabalho, contribuíram para valorizar a cultura no Brasil. A cerimônia ocorre preferencialmente todo cinco de novembro. Neste ano, será celebrada em 9 de novembro, às 20h, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Em sua 21ª edição, a OMC homenageará o poeta Augusto Campos e irá agraciar – nas classes grã-cruz, comendador e cavaleiro – 34 personalidades, órgãos e entidades por suas contribuições à cultura brasileira. Desde que foi criado, em 1991, o prêmio anual já foi entregue a mais de 500 personalidades e a 60 instituições.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia Nacional da Cultura.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s