Dia de São Nuno de Santa Maria

O Dia de São Nuno de Santa Maria festeja-se anualmente a 6 de novembro.
São Nuno de Santa Maria ou Nuno Álvares Pereira foi um nobre e general português do século XIV que teve um papel fulcral na crise de 1383-1385 e na independência de Portugal contra Castela, apoiando as pretensões de D. João I, o Mestre de Avis à Coroa e resistindo com 6 mil homens à invasão castelhana de Portugal com 30 mil homens, na mítica batalha de Aljubarrota.

Nun’ Álvares nasceu a 24 de junho de 1360 (em Cernache do Bonjardim ou em Flor da Rosa) e faleceu a 1 de novembro de 1431, em Lisboa, com 71 anos. Foi ordenado por D. João I como Conde de Ourém, Barcelos e Arraiolos.
Dele se diz ser o maior génio militar que Portugal já conheceu, nunca tendo perdido uma batalha e vencendo o inimigo mesmo com números inferiores.
Muito religioso, e devoto de Nossa Senhora, o santo levou uma vida de intensa oração, mesmo em campo de batalha. Após a morte de sua esposa D. Leonor de Alvim, São Nuno virou as costas às honras terrenas, entrando na Ordem Carmelita, no Convento do Carmo, em Lisboa, que fundara como cumprimento de um voto, tomando o nome de irmão Nuno de Santa Maria.

Nun’ Álvares distribuía esmolas pela cidade de Lisboa e usava um grande caldeirão que trouxe das campanhas militares para o convento para fazer refeições para os pobres. Estas ações de caridade levaram o povo a aclamá-lo como o “Santo Condestável”.
O herói nacional referido por Camões na obra “Os Lusíadas” por 14 vezes e versado por Fernando Pessoa na obra “Mensagem” foi beatificado em 1918 pelo Papa Bento XV e canonizado em 2009 pelo Papa Bento XVI.
São Nuno de Santa Maria é o patrono da infantaria portuguesa e o padroeiro do Corpo Nacional de Escutas.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia de São Nuno de Santa Maria

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s