Dia para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Tempo de Guerra

É a 6 de novembro que se celebra o Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Tempo de Guerra e de Conflito Armado.
O objetivo do dia é defender o meio ambiente na sequência dos conflitos armados existentes no mundo.
O ambiente está protegido no Protocolo I das Convenções de Genebra, mas em tempo de guerra e de conflito armado esta proteção é desrespeitada, sofrendo o silencioso ambiente as mais gritantes violações: os poços são contaminados, as florestas incendiadas, os solos envenenados, os animais mortos, as colheitas destruídas, tudo no sentido de obter vantagens estratégicas, militares e políticas.

Pelo menos 40% dos conflitos internos nos últimos 60 anos incluíram a exploração dos recursos naturais, desde o ouro ao petróleo, da madeira ao solo, da água aos diamantes.
Ao longo da história a humanidade tem contado as vítimas de guerra em termos de pessoas mortas e feridas, mas não em termos de ecossistemas e de recursos naturais destruídos.
A data, que foi criada pela ONU em 2001, visa relembrar a importância da proteção do ambiente para as populações e travar a relação íntima entre os recursos naturais e a violência, através da promoção da paz.
Os efeitos dos estragos no meio ambiente durante tempos de guerra e de conflito armado permanecem por muito tempo após os conflitos. As operações de paz das Nações Unidas estão em posição privilegiada para proteger o meio ambiente e para promover a administração dos recursos após a guerra.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Tempo de Guerra.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s