Dia de Nossa Senhora de Almudena

O Dia de Nossa Senhora de Almudena festeja-se a 9 de novembro.
Reza a história que a 9 de novembro de 1083 se encontrou a imagem da Virgem que os cristãos tinham escondido dos mouros ao se rasgar misteriosamente a frente de uma torre da parede da Puerta de la Veja, a muralha de Madrid. A imagem tinha vela acesas ao lado, como tinha sido deixada 369 anos antes.
A imagem da Virgem muito venerada pelo povo de Madrid tinha sido levada para este local por São Tiago, e ocupara o altar-mor da igreja de Santa Maria até à invasão dos mouros que tornaram a igreja numa mesquita.
D. Alfonso VI quis que a imagem passasse a se chamar Santa Maria la Real de la Almudena, por ter permanecido escondida durante quatro séculos numa parte da muralha perto do almudin (mercado ou armazém) que os mouros tinham ali instalado.

A Santíssima Virgem de Almudena, a quem o povo de Madrid pedia com sucesso intercessão, foi proclamada Padroeira de Madrid. A ela se atribui a vitória nos dois cercos feitos pelos mouros, em alturas de necessidade onde a fome e a falta de mantimentos se intensificavam.
A imagem de Nossa Senhora de Almudena, feita de madeira olorosa e com pintura consistente, resiste ainda aos estragos naturais do passar dos séculos.
Com a revolução de julho de 1854 e o derrube da Igreja de Santa Maria de la Almudena em 1868, a venerada imagem foi transladada para a igreja do Sacramento. Ela encontra-se atualmente na catedral da Almudena, consagrada pelo Papa João Paulo II em 1993.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia de Nossa Senhora de Almudena.png

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s