Dia Mundial do Cancro do Pâncreas

Assinala-se hoje, dia 15 de Novembro, o Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, resultante da iniciativa de associações de doentes na Europa que prestam apoio a doentes com cancro do pâncreas e familiares.
O Cancro do Pâncreas é um dos mais mortais, sendo a quarta causa de morte por doença oncológica na União Europeia. Em Portugal, por ano, são diagnosticados cerca de 1200 novos casos todos os anos. A taxa de sobrevivência desta patologia é das mais baixas e mantém-se sem alteração nos últimos 20 anos. É importante a sensibilização da população no sentido da prevenção e sempre que possível, do diagnóstico precoce.

Os principais factores de risco são o tabagismo, a obesidade, o álcool, diabetes, pancreatites anteriores, factores hereditários e actividade física.
A Europacolon Portugal, recentemente alargou o seu âmbito para o foro digestivo, incluindo o cancro do pâncreas, de forma a garantir o apoio aos pacientes e familiares desta patologia. A Europacolon esteve presente numa reunião em Bruxelas ,ontem, no pré-lançamento mundial deste dia, uma reunião alargada onde estiveram presentes vários deputados europeus, associações de doentes europeias e especialistas no tratamento da patologia.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia Mundial do Cancro do Pâncreas.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s