O rato mais famoso do mundo – Mickey Mouse, celebra este ano o seu 90º aniversário

O rato mais famoso do mundo celebra este ano o seu 90º aniversário.
Há 90 anos, nascia a personagem de animação com mais sucesso em todo o mundo, o Mickey. Podia ter sido uma vaca? Podia, mas Walt Disney e Ub Iwerks, os seus criadores, quiseram que o ícone do estúdio de animação fosse um rato. Em 1928, chegou mudo e a preto e branco. Foi sofrendo transformações e vendo nascer o seu próprio grupo de amigos. Nove décadas e muitos milhões depois, o rato mais famoso do mundo já não é só uma personagem infantil, é um ícone cultural e um símbolo do capitalismo norte-americano.
Quem esteve presente na estreia, no dia 18 de novembro de 1928 de “Steamboat Willie”, no Universal”s Colony Theater, em Nova Iorque, não imaginava que ia assistir ao nascimento de um mito: Mickey Mouse. Mas mais do que a estreia oficial de Mickey e da sua namorada, Minnie, o filme foi também a primeira animação com som sincronizado produzida pelos estúdios.

Mas a história do Mickey começa meses antes. Embora tenha chegado ao grande público através do filme de novembro de 1928 — para todos os efeitos, a sua estreia oficial — o famoso rato já tinha protagonizado uma outra curta-metragem, em maio desse mesmo ano. Plane Crazy era um filme de animação mudo com seis minutos e também já trazia Minnie no papel de coprotagonista. Fita chegou a ser apresentada em sala, mas acabou por não despertar o interesse de nenhum distribuidor. Walt Disney terá canalizado a sua frustração na produção de uma segunda curta-metragem, The Gallopin’ Gaucho. Também mudo, o filme foi finalizado em agosto de 1928. Não conseguiu distribuidor, acabando por ser relançado numa versão sonorizada, já depois de Steamboat Willie. O mesmo aconteceu com Plane Crazy, que em março de 1929, chegou ao grande ecrã já com som. Em todos eles, Walt Disney deu voz a ambas as personagens.

Oswald the Lucky Rabbit: a Disney antes do Mickey
Provavelmente, sem Oswald não haveria Mickey. As personagens com figura de animais estavam claramente na berra — Felix the Cat tinha aparecido em 1919 e o Krazy Kat, do cartoonista George Herriman, tinha começado a aparecer nas páginas dos jornais em 1913. Já chegava de gatos. Desenhado por Walt Disney e por Ub Iwerks, Oswald the Lucky Rabbit apareceu pela primeira em setembro de 1927 e ficou para a história como a primeira personagem animada do Walt Disney Studio. As semelhanças são flagrantes. Oswald e Mickey são praticamente iguais, só muda a forma das orelhas.

O sucesso foi imediato, logo com a banda desenhada de estreia, com o título Trolley Troubles. O estúdio dos irmãos Disney aumentou a equipa, para não falar nos investimentos feitos no ramo petrolífero e na aquisição de um terreno de quatro hectares no deserto. Enquanto isso, Ub Iwerks optou por investir em mecanismos para obtenção de pigmento. As suas fórmulas foram utilizados pelos animadores do estúdio durante décadas. No ano seguinte, Walt Disney tentou renegociar o contrato com o seu distribuidor, Charles Mintz. Sem um entendimento, o estúdio acabou por abrir mão da personagem. Pouco tempo depois, esta foi relançada pelos Universal Studios, que inicialmente haviam encomendado Oswald à dupla de criativos. Foi no esforço de substituir o famoso coelho que Disney e Iwerks criaram Mickey nesse mesmo ano.

Mas o mito é real e os seus 90 anos são assinalados este domingo por todo o Mundo, pois mais do que a personagem que a animação e a BD popularizaram, Mickey é um símbolo que atravessou quase um século e é reconhecido por todos.

“Steamboat Willie”, uma animação a preto e branco em que pilota um barco e conhece uma certa Minnie, nem sequer foi o primeiro filme do rato que esteve para se chamar Mortimer. Outros dois, anteriores, estrearam mais tarde pois naquele Walt Disney decidiu inovar, sincronizando o som e a animação. Seguir-se-iam 87 curtas-metragens, o primeiro Óscar, em 1932, e a estreia em BD, graças ao sucesso crescente, em tiras diárias de jornal criadas inicialmente por Ub Iwerks, mas onde se viria a distinguir Floyd Gottfredson que desenhou mais de 15 mil tiras durante 45 anos.

E sempre acompanhando os sinais dos tempos: o caráter instável inicial, espelhava os reflexos da Grande Depressão; as mudanças gráficas no pós-guerra, revelavam a evolução do cinema e da BD; o posterior aburguesamento acompanhava a própria sociedade norte-americana… E assim seduzia sucessivas gerações.

Para celebrar os 90 anos da primeira aparição de Mickey Mouse, a Disney fará um painel especial dedicado ao camundongo mais amado do mundo. Do Disney Television Animation, o mexicano Alonso Ramirez Ramos (diretor e artista de storyboard) estará no evento para falar mais sobre os curtas-metragens de Mickey Mouse que se passam no Brasil, “Futebol Clássico,” que ele fez o storyboard; e “Carnaval,” que ele dirigiu e fez o storyboard.
No sábado, dia 8 de dezembro, a Disney marcará presença em boa parte da programação do auditório principal, com uma série de painéis, conteúdos e surpresas especiais.
A Rádio Disney irá transmitir uma programação totalmente dedicada ao evento direto do São Paulo Expo, em um estúdio ao vivo por onde passarão artistas e talentos nacionais e internacionais.

Nove décadas depois, a data é assinalada com desfiles de moda, novas animações das séries em curso, festas nos parques Disney, concursos escolares, novos artigos de vestuário e de merchandising, um pouco por todo o mundo. Em Portugal, onde a revista com o seu nome regressou agora às bancas, os CTT juntaram-se à festa com uma emissão filatélica alusiva à data.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

o rato mais famoso do mundo faz 90 anos.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s