É por isto que os cães estão sempre a lamber tudo

Quem tem cães ou costuma conviver de perto com estes caninos sabe que o comportamento é comum à grande maioria: o de lamber o dono, os amigos do dono, a si próprio, aos seus brinquedos, ao chão…

Em certos casos, o comportamento chega a ser obsessivo, mas há uma explicação para tal. Quem a dá são os veterinários que escrevem para o VetStreet, que esclarecem que esta é, principalmente, uma forma de mostrar afeto aos donos. Por isso, fazem-nos como resposta aos momentos em que recebem atenção por parte de quem lhe dá beijinhos, festas, brinca ou fala com o animal.

Mas então porque lamber outras coisas que não o dono? Os especialistas interpretam este comportamento como uma vontade de se querer atenção, pois sabem que recebem atenção humana quando lambem o dono ou outra pessoa e tentam estender esta mesma atenção com outras lambidelas.

Outra suposição apontada pelos veterinários é a de que esta é um método de reconhecimento: “lamber é também uma ferramenta sensorial, por isso se o seu cão lambe objetos aleatórios ou certas áreas da casa, provavelmente está só a explorar”, lê-se.

Ainda, se o cão insiste em lamber objetos aleatórios como uma dada mobília, por exemplo, poderá ser um sinal de ansiedade, aborrecimento ou – como aponta um recente estudo – de distúrbios gastrointestinais. Em todo o caso, resta ao dono perceber o comportamento do seu próprio cão que pode ser carente, e por isso gostar de ‘beijar’ o dono e pedir-lhe atenção. Mas se notar que o seu patudo está estranho, e que lamber tudo é uma novidade com que se depara, o melhor será ir a um veterinário para perceber o que se passa.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

É por isto que os cães estão sempre a lamber tudo.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s