Riga, a cidade pitoresca ideal para o outono

A pitoresca cidade europeia ideal para o outono – Pequena, repleta de vegetação e cheia de alma, Riga, na Letónia, surpreende quem a visita pela primeira vez. Com uma arquitetura rica, onde existe uma mistura de vários estilos, a cidade é um verdadeiro banquete para os olhos. Fique a saber mais sobre a bela e fabulosa capital da Letónia.

A pitoresca cidade europeia ideal para o outono.jpg

Riga – Situada nas margens do rio Duína Ocidental, a capital da Letónia é uma encruzilhada de várias nações e culturas.

Riga 1

Riga – A cidade tem vestígios de impérios e de alianças europeias muito antigas.

Riga 2.jpg

Riga – A sua localização e o cruzamento de culturas deixaram a cidade com raízes arquitetónicas alemãs e sensibilidades russas prontas a serem exploradas.

Riga 3.jpg

Arquitetura alemã e polaca – Por vezes poderá pensar que está em Gdansk, na Polónia. Já em outros dias, poderá pensar que está em Bremen, na Alemanha, e isso é perfeitamente normal.

Arquitetura alemã e polaca.jpg

Influências – Entre os séculos XIII e XVI, Riga fez parte da Liga Hanseática, uma aliança entre cidades mercantis alemãs ou que estavam sob influência alemã. Isso explica a mistura de estilos na arquitetura da cidade.

Influências.jpg

A praça da Câmara Municipal – A influência alemã pode ser admirada na praça da Câmara Municipal, situada no coração da zona antiga de Riga.

A praça da Câmara Municipal

Casa dos Cabeças Negras – Esta casa, construída para a irmandade da organização dos mercadores alemães que não eram casados, foi bombardeada pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. As ruínas foram depois demolidas pelos soviéticos.

Casa dos Cabeças Negras.jpg

Casa dos Cabeças Negras – Felizmente a planta do prédio sobreviveu e este foi reconstruído em 2001, para as comemorações dos 800 anos de Riga.

Casa dos Cabeças Negras 1

Igreja de São Pedro – Atrás da praça da Câmara Municipal está a Igreja de São Pedro, que tal como muitos outros edifícios da cidade foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Igreja de São Pedro.jpg

Igreja de São Pedro – A igreja atual é o resultado de um projeto de reconstrução que durou uma década.

Igreja de São Pedro 1.jpg

Igreja de São Pedro – Não se esqueça de subir até ao topo da torre da igreja, para desfrutar de uma vista incrível.

Igreja de São Pedro 2.jpg

Cidade Velha de Riga – É na Cidade Velha que poderá encontrar diversas ruas estreitas com belos edifícios históricos.

Cidade Velha de Riga

Perca-se na Cidade Velha – Enquanto passeia pela Cidade Velha procure pelo Rozengrāls, um restaurante que terá aberto as portas em 1293.

Perca-se na Cidade Velha

 

Cidade Nova – Riga também oferece a oportunidade de observar fachadas de edifícios construídos ao estilo de art nouveau ou Jugendstil.

Cidade Nova

Alberta iela – Na imagem é possível ver um belo edifício construído ao estilo de art nouveau, neste caso na Alberta iela (rua Alberta). Perto desta rua é possível encontrar a Brīvības iela (rua da Liberdade), a Elizabetes iela e a Strēlnieku iela, que também oferecem uma arquitetura art nouveau.

Alberta iela

Edifícios de madeira – Deve também arranjar tempo para observar com atenção os diversos edifícios de madeira que existem na cidade.

Edifícios de madeira.jpg

Wooden Edifícios de madeira – Vá até Miera iela (rua da Paz) e veja os antigos edifícios de madeira.

Wooden Edifícios de madeira.jpg

Arte urbana – Miera iela também é um ótimo local para observar vários exemplos de arte urbana.

Arte urbana.jpg

Mercado Central – Aberto desde de 1570 e situado no interior de vários hangares da Primeira Guerra Mundial, este mercado é de visita obrigatória.

Mercado Central.jpg

Monumento da Liberdade – Elevado acima da cidade, entre o centro antigo e o centro de Riga, está o Monumento da Liberdade, também conhecido como ‘Milda’. Foi construído em 1935, no local onde antigamente estava uma estátua de Pedro I da Rússia.

Monumento da Liberdade.jpg

Canal da cidade – Durante muitos anos o antigo fosso da cidade protegeu-a contra os invasores. Hoje em dia é um canal que passa por vários parques deslumbrantes e que separa a zona antiga do centro de Riga.

Canal da cidade.jpg

Art Museum Riga Bourse – Fundado em 1920, o museu encontra-se num reconstruído prédio da bolsa de valores. Perca-se nos próprios pensamentos enquanto observa a fachada, que mostra um círculo de divindades a dançar entre as janelas.

Art Museum Riga Bourse

Arsenāls Exhibition Hall – Localizado atrás de uma fileira de cabeças de granito, que simboliza os mais proeminentes artistas da Letónia, está este arsenal que foi construído em 1832. Servia para armazenar as armas do exército russo, mas atualmente é um local para exposições de arte.

Arsenāls Exhibition Hall

Viagens diurnas: Jūrmala – Desde o auge do império russo que Jūrmala tem o principal resort de praia da Letónia.

Viagens diurnas Jūrmala.jpg

Viagens diurnas: Jūrmala – Depois de desfrutar de um dia neste trecho de areia com 33 quilómetros de comprimento, vá até à cidade para ver as cerca de 4 mil casas de madeira que lá existem.

Viagens diurnas Jūrmala 1

Viagens diurnas: Ķemeri National Park – O parque nacional apresenta o melhor da zona rural da Letónia, com florestas, pântanos, lagos e praias.

Viagens diurnas Ķemeri National Park.jpg

Viagens diurnas: Ķemeri – A cidade de Ķemeri, agora praticamente abandonada, merece uma visita caso seja apreciador de cidades fantasma. Visite o assustador sanatório abandonado (imagem) , que tem 12 andares e 1200 camas.

Viagens diurnas Ķemeri.jpg

Viagens diurnas: Rundāles Pils – Também chamado de ‘Palácio do Báltico’, este exuberante palácio barroco, com 138 quartos, foi construído para o Duque da Curlândia, entre 1736 e 1740.

Viagens diurnas Rundāles Pils.jpg

Viagens diurnas: Rundāles Pils – Passeie pelos jardins e explore as 40 salas que este palácio tem a oferecer.

Viagens diurnas Rundāles Pils 1

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s