As tradicionais bebidas de Natal de diversos países

Estamos mais uma vez à porta da época do ano em que familiares e amigos reúnem-se para comer, beber e claro, celebrar o Natal. É uma época festiva marcada por iguarias tradicionais e também por bebidas típicas da época.
Cada país conta com as tradicionais iguarias que não deixam de ser acompanhadas por bebidas com raízes culturais da região.
Talvez esteja na hora de brindar os seus convidados com uma nova “poção natalícia”.

Bloody Mary (Inglaterra)
O cocktail é feito com vodka, sumo de tomate, sumo de limão, sal, molho inglês, tabasco e pimenta. Em algumas zonas da Europa, esta costuma ser a bebida de eleição para a ceia de Natal.

Bloody Mary (Inglaterra

Bombardino (Itália)
É uma bebida muito popular na Itália durante o inverno, especialmente nas estâncias de esqui. Geralmente, metade desta bebida é feita de eggnog e a outra metade é constituída por brandy. É servida quente e com chantili.

Bombardino (Itália)

Caipirinha (Brasil)
Esta refrescante bebida é muito popular no Brasil. Conta com uma combinação de cachaça, lima, açúcar e gelo.

Caipirinha (Brasil)

Cerveja (Alemanha)
A cerveja é também acrescentada à mesa de Natal de outros países, como a Alemanha, República Checa ou outros países da Europa e da América Latina.

Cerveja (Alemanha)

Cerveja (Argentina e Uruguai)
Na Argentina e no Uruguai, o jantar de Natal costuma ser acompanhado por cerveja. As temperaturas quentes nestas zonas do globo também são propícias e convidativas ao consumo desta bebida.

Cerveja (Argentina e Uruguai)

Champanhe (França)
É óbvio que esta bebida não pode faltar numa ceia de Natal francesa. Muitos países também já adotaram esta tradição.

Champanhe (França)

Chocolate quente (Peru)
Nem todas as bebidas de Natal têm de contar com álcool. No Peru é habitual beber chocolate quente durante o Natal.

Chocolate quente (Peru)

Chocolate quente mexicano (México)
Este chocolate quente é feito com um chocolate típico do México, que é picante e exala sabores de cacau, amêndoa e canela.

Chocolate quente mexicano (México)

Cocktail Candy Cane (Estados Unidos)
Este cocktail natalício não conta com nenhum ingrediente oficial para além da ‘candy cane’ (a bengala de rebuçado de açúcar). Há indicações que referem que esta bebida natalícia surgiu em Albany, no estado da Geórgia, que é a terra mãe deste doce sacarino.

Cocktail Candy Cane (Estados Unidos)

Cola de mono (Chile e Colômbia)
Esta bebida alcoólica é preparada com aguardente, café, leite, canela, casca de laranja e açúcar. É característica no Natal e Ano Novo, em países como o Chile e a Colômbia.

Cola de mono (Chile e Colômbia)

Coquito (Porto Rico)
É um licor feito com creme de coco, leite condensado, rum branco, canela e baunilha. É muito tradicional no Natal porto-riquenho e, geralmente, é servido frio para acompanhar as sobremesas.

Coquito (Porto Rico)

Eggnog (Estados Unidos)
Tradicionalmente o eggnog é uma bebida que combina leite, ovos e açúcar, sendo servida com uma pitada de noz-moscada. Podem ainda ser adicionadas bebidas alcoólicas como o conhaque ou o rum.

Eggnog (Estados Unidos)

Glogg (Dinamarca e Noruega)
Outro vinho quente é o Gløgg, uma bebida muito consumida na Dinamarca e na Noruega, sendo o mais forte desta categoria. A bebida conta com vodka, brandy ou rum e é muitas vezes servida como digestivo na ceia de Natal destes países.

Glogg (Dinamarca e Noruega)

Hot Toddy (Irlanda)
Também é conhecido na Irlanda como whisky quente. É uma bebida feita com uma combinação de licor, mel, limão e água quente. Algumas receitas contam com açúcar, chá e especiarias.

Hot Toddy (Irlanda)

Limoncello (Itália)
É um licor feito à base de limão, álcool, água e açúcar. Criada na Itália, a bebida também é servida como digestivo na Argentina, durante a ceia de Natal.

Limoncello (Itália)

Noz-moscada, laranja e café
Esta bebida é perfeita para ser servida como digestivo. É feita com café, tâmaras sem caroço, noz-moscada e raspas de laranja.

Noz-moscada, laranja e café

Ponche (México)
Esta bebida mexicana costuma ser confecionada com maçã, cana-de-açúcar, goiabas, ameixas e outros ingredientes. É típico preparar-se nos dias que antecedem o Natal.

Ponche (México)

Ponche de creme venezuelano (Venezuela)
É uma bebida alcoólica característica da Venezuela, que costuma ser consumida nas festas de Natal. É feita com álcool etílico, ovos, açúcar e leite.

Ponche de creme venezuelano (Venezuela)

Rum de manteiga e canela (Reino Unido)
Tornou-se numa das bebidas de eleição no Reino Unido. É feita com manteiga, açúcar refinado, pau de canela e um pouco de rum.

Rum de manteiga e canela (Reino Unido)

Sangria (República Dominicana)
A bebida também é muito utilizada em festas natalícias de vários locais do mundo. A receita típica conta com vinho tinto e várias frutas, que proporcionam cor e um sabor suave e refrescante à bebida.

Sangria (República Dominicana)

Sujeonggwa (Coreia)
Esta poncha tradicional da Coreia leva frutos secos (uma espécie de bayas), canela, gengibre e pinhas. É feita como uma infusão e costuma beber-se fria nas ceias de Natal do país.

Sujeonggwa (Coreia)

Tequila (México)
É uma bebida alcoólica destilada feita da agave-azul. Em algumas cidades do México, a bebida costuma ser consumida nesta época festiva.

Tequila (México)

Vinho espumante (França)
São vários os países da Europa onde é tradição beber um vinho espumante na refeição natalícia. França, Espanha e Itália são alguns dos países onde poderá encontrar a tradição de tomar esta bebida como forma de comemoração da ocasião.

Vinho espumante (França)

Vinho quente (Alemanha)
A bebida é muito comum na Alemanha, Suécia, Noruega, Dinamarca, Áustria, República Checa e Hungria, sendo normalmente consumida entre novembro e dezembro, perto da época do Natal. O vinho é aquecido e são adicionadas especiarias, como cravo ou anis estrelado e cascas de limão.
A bebida foi criada na Alemanha, com o nome de Glühwein. Pode ser facilmente adquirida em qualquer Mercado de Natal no país.

Vinho quente (Alemanha)

Vinho tinto (Europa)
Em diversos países europeus, como Portugal, França, Espanha e Itália, o vinho tinto é a principal bebida do Natal. Ao contrário dos países nórdicos, o vinho é servido à temperatura ambiente.

Vinho tinto (Europa)

Wassail (Inglaterra)
Esta bebida tipicamente inglesa é uma sidra feita com açúcar, canela, gengibre e noz-moscada. Muitas vezes é também acompanhada com um pau de canela.

Wassail (Inglaterra)

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s