Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

O Dia de Nossa Senhora de Guadalupe se comemora anualmente em 12 de dezembro.
Neste dia, se festeja o milagre a impressão da imagem de Nossa Senhora no manto do indígena Juan Diego.
Nossa Senhora de Guadalupe é padroeira do México, Filipinas, de todo continente americano; e das crianças que correm perigo de não nascer.

Origem de Nossa Senhora de Guadalupe
Conta-se que um índio da etnia chichimeca, chamado Juan Diego, viu a Virgem Maria quatro vezes entre os dias 9, 10 e 12 de dezembro, na localidade de Tepeyac, atual Cidade do México. Nessas aparições, Ela lhe teria pedido que comunicasse ao bispo Juan Zumárraga seu desejo de que se levantasse um templo em sua honra.
O índio a princípio recusou a tarefa, mas levou a mensagem ao bispo mesmo assim. Este, por sua vez, lhe pediu uma prova, a fim de averiguar a veracidade do que afirmava Juan Diego.
No dia 12, a Virgem Maria lhe dá a prova pedida, que seriam as rosas que teriam brotado milagrosamente em pleno inverno. Ao chegar diante do bispo, Juan Diego abre sua “tilma” (espécie de poncho) e, além das rosas, se descobre que ficou impressa nesta roupa, a imagem de uma mulher que foi identificada como Nossa Senhora.
A origem do nome Guadalupe seria o modo como o bispo, que era espanhol, entendeu o nome indígena pronunciado por Juan Diego: coatlaxopeuh. Esta palavra significa “aquela que aplasta a cabeça da serpente”.
A palavra “guadalupe”, porém, é de origem árabe e é o nome de uma imagem de Nossa Senhora venerada na Espanha.

Os Olhos de Nossa Senhora de Guadalupe
A devoção de Nossa Senhora de Guadalupe atravessou os séculos e faz parte da identidade mexicana.
A imagem foi objeto de inúmeras investigações científicas e numa delas, oftalmologistas mexicanos descobriram que os olhos da imagem possuem as mesmas propriedade que um olho humano.
Em 1979, o Dr. José Aste Tönsmann analisou os olhos de Nossa Senhora de Guadalupe com a técnica de digitalização, a mesma que se usa para analisar as fotos de satélites.
Ali descobriu que refletidos nos olhos estavam gravados treze pessoas e se vê a figura de Juan Diego, do bispo Juan Zumárraga, além da cena da impressão da imagem na tilma.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s