Dia de Santa Odília

É a 13 de dezembro que se festeja o dia de Santa Odília.
Odília de Alsácia nasceu em Obernai, França, por volta de 660 e faleceu em Hobenbourg, em 720.
Cega de nascença, a santa foi rejeitada pelo pai Aldarico, duque governante de Alsácia, que desejava um filho para o suceder. Odília foi assim entregue a um mosteiro, sendo educada por religiosas.
Aos 12 anos Odília recebeu a visita bispo Heraldo, que se dirigiu ao mosteiro por ordem de um anjo que lhe tinha dito para batizar uma menina cega. As religiosas mostraram-lhe a jovem cega, que o bispo batizou com o nome de Odília, segundo as indicações do anjo, um nome que significa “luz de Deus”.
Heraldo batizou Odília dizendo: “que os teus olhos do corpo se abram, como foram abertos os teus olhos da alma”. Odília começou milagrosamente a ver e recebeu o dom da profecia, tornando-se numa das grandes místicas cristãs, com previsões assustadoramente reais.
Por intercessão do bispo, Aldarico aceitou receber a filha, mais feliz por já ter um filho chamado Hugo. Com o passar do tempo Aldarico começou a gostar da filha e tentou arranjar-lhe um casamento. Odília, decidida a seguir a vida religiosa, fugiu de casa.
Aldarico decretou o seu perdão e a sua permissão para a filha seguir a vida religiosa, o que a fez regressar a casa. O duque fundou um mosteiro para a filha governar, no castelo de Hohenbourg, junto ao Rio Reno, que recebia inúmeras religiosas.
Junto ao mosteiro Odília fundou um hospital para assistências dos doentes abandonados. Os próprios pais de Odília se refugiaram no mosteiro e foram amparados pela filha até à morte, que transformou os seus castelos em mosteiros ou hospitais.
A santa faleceu a 13 de dezembro de 720, sendo sepultada no mosteiro de Hohenbourg ao qual acorrem muitos fiéis que passam água da fonte do mosteiro nos olhos para se curarem.
Odília é a padroeira da Alsácia. Tal como Santa Luzia, também comemorada neste dia, é invocada contra os problemas de visão.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s