Dia do Médico Alergista

14 de dezembro é o dia do Médico Alergista, período que coincide com a fundação da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), em 1946. As doenças alérgicas podem aparecer em qualquer idade e fatores hereditários exercem um papel chave no seu desenvolvimento. O filho de um paciente com qualquer tipo de doença alérgica tem risco de 48% de apresentar alguma doença alérgica, subindo para 70% caso os dois pais sejam alérgicos.
O médico Alergista prepara-se para a prevenção, o diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados ao sistema imunológico, como as doenças alérgicas, a asma, as deficiências imunológicas congênitas, as doenças autoimunes, entre outras. Ao contrário do resfriado comum, uma doença alérgica não é uma condição passageira, pela qual o paciente passará incólume. A ajuda médica contribui para reduzir a frequência com a qual os pacientes precisam ficar em casa, sem ir à escola ou ao trabalho, devido aos sintomas alérgicos.
Estudos revelam que pacientes em acompanhamento com um médico Alergista apresentam menor necessidade de procurar atendimento em pronto socorro, além de aprenderem a conviver com a doença alérgica.

Os tipos mais comuns de reações alérgicas são rinite alérgica, asma, sinusite e otite média, dermatite atópica, anafilaxia, dentre outras.
– Rinite Alérgica: estima-se que nos Estados Unidos, 35 milhões de pessoas sofram desse tipo de doença alérgica. Ela se caracteriza por sintomas como espirros, congestão nasal, coceira e coriza, além de lacrimejamento, vermelhidão e coceira nos olhos.
– Asma: doença pulmonar crônica, caracterizada por tosse, opressão torácica, dificuldade para respirar e chiadeira torácica. Afeta mais de 17 milhões de norte-americanos, com tendência a aumento a cada ano. Os sintomas de asma podem ser desencadeados por alérgicos ou outros estímulos não-alérgicos, como infecções do sistema respiratório, ar frio e fumaça do tabaco.
– Sinusite e otite média: são infecções comuns, frequentemente desencadeadas por rinite alérgica. A sinusite é a inflamação dos seios paranasais, os quais são cavidades vazias preenchidas por ar, nos ossos da face, encontradas ao lado do nariz, na testa e entre os olhos. A sinusite afeta boa parte da população. A otite média – ou infecção comum dos ouvidos – é uma das infecções infantis que mais comumente leva à necessidade de atendimento médico.
– Dermatite atópica: também chamada de eczema, caracteriza-se por sintomas relacionados à pele, como coceira, vermelhidão, descamação da pele. Essas lesões são comumente encontradas em crianças pequenas, mas podem ocorrer mais tardiamente, em indivíduos com história pessoal ou familiar de atopia, ou seja, asma ou rinite alérgica.
– Urticária: são lesões de pele caracterizadas por coceira, protuberâncias avermelhadas que surgem na superfície da pele. Podem ocorrer em grupos, apresentando tamanho variável. Além disso, pode ser crônica (aparecendo e desaparecendo sem motivo) ou aguda. Os desencadeantes da urticária costumam ser infecção e ingestão de alimentos ou medicamentos.
– Anafilaxia: é uma reação alérgica sistêmica grave, geralmente causada por substâncias injetadas ou ingeridas, incluindo alimentos e medicações, picadas de insetos e látex. Os sintomas podem incluir sensação de calor, rubor, formigamento na boca, lesões cutâneas avermelhadas e com coceira importante, sensação de fraqueza e desmaio, “falta de ar”, cheira torácica, nervosismo, cólicas abdominais, vômitos e diarréia. Nos casos mais graves, pode levar à queda da pressão arterial, com perda da consciência (desmaio). Pode ser fatal, caso não seja tratada a tempo. Trata-se de uma emergência médica.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s