Dia de São Mesmino

O Dia de São Mesmino (ou São Maximino, como também é chamado) é comemorado no dia 15 de dezembro. O santo foi fundador do mosteiro de Micy, perto de Órleans, na França, em uma propriedade cedida pelo rei Clóvis. São Mesmino foi o primeiro abade do mosteiro, tendo como discípulos São Calásio e Santo Avito.

A história de São Mesmino
Pouco se sabe sobre a vida de Mesmino. As informações indicam que ele fundou o mosteiro beneditino de Micy no ano de 501.
Mesmino nasceu em Lorraine, na segunda metade do século V. Tinha dois irmãos, Viton, também santo, que foi nomeado como bispo de Verdun, e Loup, mais novo, que se tornou bispo de Troyes.
Tendo resolvido se dedicar também à vida religiosa, Mesmino foi procurar Euspice, seu tio, que era arcebispo de Verdun e grande amigo do rei Clóvis, que lhe concedeu autorização e terras para construir o mosteiro. Ordenado diácono, Mesmino foi sagrado sacerdote pelo bispo de Órleans, reunindo em pouco tempo um grande número de religiosos no mosteiro recém-criado.
São Mesmino é considerado um grande santo, como modelo perfeito de humildade, paciência e gentileza, sendo afável com todos os que o procuravam. Sua forma de agir fez com que a comunidade crescesse, com muitos religiosos querendo se colocar sob sua liderança.
A maior virtude de Mesmino era a caridade, cuidando sempre com muito carinho dos pobres e cultivando em seu mosteiro as terras para oferecer alimentos a quem não tinha.
A ele foram atribuídos muitos milagres, como acalmar uma tempestade, multiplicação de vinho e de trigo em tempos de fome, além de outros que o tornaram um taumaturgo respeitado em toda a sua região.
São Mesmino não teve vida muito longa: morreu em 520, junto aos seus monges.
Sobre o mosteiro de Micy, existem relatos de seus seguidores, inclusive um livro de milagres escrito por Letald, que foi também religioso na mesma abadia. Desde o começo das atividades no mosteiro, entre os 30 monges que ali viviam a Igreja reconheceu 20 santos.
Seus restos mortais estão hoje dentro de um oratório em Orleans.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s