Dia de Zamenhof

O Dia de Zamenhof decorre a 15 de dezembro.
Também conhecido como Dia do Esperanto (apesar do Dia do Esperanto se celebrar oficialmente em julho), o Dia de Zamenhof celebra-se anualmente a 15 de dezembro em honra do criador da língua Esperanto, o polaco Ludwik Lejzer Zamenhof, nascido a 15 de dezembro de 1859.
O Esperanto é a língua auxiliar mais falada no mundo, com cerca de 10 milhões de falantes não fluentes e de 100.000 a 2 milhões de falantes fluentes. Surgiu em 1887 a “bíblia” do Esperanto, o Unua Libro, de Zamenhof, que desejava quebrar as barreiras linguísticas no globo e unir os diferentes povos.
O Esperanto é usado em viagens, literatura, cartas, intercâmbios culturais, convenções, transmissões de rádio e de televisão e em diferentes tipos eventos onde se fale mais do que um idioma.
No Dia de Zamenhof realizam-se várias celebrações especiais, com o encontro de esperantistas, e a promoção da literatura Esperanto, entre outros.

Lázaro Luiz Zamenhof nasceu no dia 15 de dezembro de 1859, na cidade de Bialystok, na Polônia, então anexada ao Império Russo. Falava-se nesta cidade quatro idiomas: o polonês, o iídiche, o russo e o alemão. Há registros de que desde criança Lázaro sonhou em criar uma língua que fizessem as pessoas do mundo inteiro se entender. Zamenhof aprendeu vários idiomas (além dos quatro acima citados, ele aprendeu latim, hebraico, francês, grego e italiano, entre outros). No ano de 1878, elabora a “Lingve Universala”, a predecessora do Esperanto. Em 26 de julho de 1887, Zamenhof lança o Esperanto para o mundo por meio de uma pequena gramática em russo, a “Lingvo Internacia”, de autoria do “Doktoro Esperanto” (pseudônimo que na nova língua significa “doutor que tem esperança”). Zamenhof trabalhou ardorosamente na divulgação da Língua Internacional. Em agosto de 1905, foi realizado o Primeiro Congresso Universal de Esperanto, em Boulogne-sur-Mer, na França, onde se reuniram centenas de pessoas de vários países, comunicando-se em uma única língua, durante os seis dias do evento uma realização do sonho de Zamenhof.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s