Dia de Santa Adelaide

É a 16 de dezembro que se comemora o dia de Santa Adelaide.
Adelaide nasceu em 931, filha do rei da Borgonha. Com seis anos, o seu pai morreu. Aos 16 anos a Corte arranjou o seu casamento com Lotário, rei de Itália, mas este faleceu três anos depois, dando lugar no trono ao seu rival, o rei Berengário, que queria casar Adelaide com o seu filho.
Como Adelaide se recusou a casar, foi atirada à prisão, perdendo todos os seus títulos e poderes. Com a ajuda do padre Martinho, seu capelão, Adelaide fugiu da prisão e refugiu-se no castelo de Canossa, prontamente atacado por Berengário.
Oto, o imperador da Alemanha, veio ao auxílio de Adelaide, a pedido desta e derrotou Berengário, fazendo-o prisioneiro. O imperador apaixonou-se pela santa e pediu-a em casamento. Adelaide aceitou, tornando-se imperatriz.
Enquanto Oto reinou por mais de três décadas, Adelaide dedicou-se a evangelizar os povos e a ajudar os pobres, doentes, missionários e religiosos, construindo igrejas, mosteiros e hospitais. Toda a sua piedade valeu-lhe o amor e admiração dos seus súbditos.
Adelaide ficou viúva novamente, subindo Oto II, seu filho, ao trono. A sua nora, cheia de inveja pelo poder de Adelaide junto de Oto II, acusando os seus gastos com doações, conseguiu exilar a santa, que procurou refúgio em Roma junto do Papa.
Passados dois anos, Oto II, arrependido, pediu o perdão da mãe, que se reconciliou com o filho. Pouco tempo depois este falece, assumindo a sua nora a regência. Esta planeava matar a sogra, mas acabou por ser assassinada antes disso, um mês depois de assumir o governo.
Adelaide tornou-se imperatriz regente da Alemanha, governando com justiça e piedade. Quando o seu neto Oto III atingiu a maioridade e subiu ao trono, Adelaide retirou-se para um mosteiro que ela tinha fundado em Selz, na Alsácia, para viver em oração.
A santa faleceu a 16 de dezembro de 999.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s