Celebre o Natal na Colômbia como um verdadeiro “cafetero”

A população da Colômbia é conhecida por ter um espírito festivo e, obviamente, durante o Natal isso não poderia ser diferente. É provável que a quadra natalícia seja a época mais aguardada pelos colombianos. A quadra conta com muita comida, bebida, música e presentes, com muitos familiares e amigos.

Aguardente
Na Colômbia o Natal não está completo sem um pouco de aguardente Antioqueño. É uma bebida alcoólica muito forte.

Aguardente

Aguinaldos
Trata-se de um período divertido, repleto de jogos, que antecede o dia de Natal. Os Aguinaldos são pequenos truques e jogos que divertem miúdos e graúdos.

Aguinaldos

Alborada
O dia 1 de dezembro começa com uma festa que dura o mês todo e que invade todo o país. A cidade de Medellín dá início às festividades com a Alborada, uma festa com fogo de artifício que ilumina o céu e marca o começo da época.

Alborada

Ano Novo
Tal como em muitos outros lugares do planeta, a época do Natal costuma estender-se e acaba por incluir as festividades de Ano Novo. Os colombianos também têm muitas tradições nesta época.

Ano Novo

Año Viejo
Pouco antes do relógio marcar a meia-noite, os colombianos vão para as ruas com uma boneca à escala real, chamada Año Viejo (Ano Velho). Colocam a boneca em chamas para assim se despedirem do ano que passou e das suas más energias.

Año Viejo

Buñuelos e chocolate
Buñuelos (bolos fritos de queijo) e chocolate quente são algumas das iguaria tradicionais que são servidas durante esta quadra.

Buñuelos e chocolate

Dia de las Velitas
No dia 7 de dezembro celebra-se o Dia de las Velitas (Dia das Velinhas, onde diversas ruas das cidades são preenchidas com velas. É uma tradição e muitas famílias consideram o evento como o início oficial do Natal.

Dia de las Velitas

Dia dos Santos Inocentes
O dia 25 pode ter ficado para trás, mas a diversão continua na Colômbia. A versão colombiana do Dia das Mentiras realiza-se a 28 de dezembro e é conhecida como Dia dos Santos Inocentes. As pessoas divertem-se e pregam partidas divertidas umas às outras.

Dia dos Santos Inocentes

Doze uvas
Assim que são dadas as doze badaladas, os colombianos comem doze uvas. Estas representam os doze meses do ano e quem as come pode fazer doze desejos. É uma forma divertida de desejar sorte.

Doze uvas

Festa durante um mês
Na Colômbia a quadra natalícia começa verdadeiramente a partir da meia-noite de 30 de novembro.

Festa durante um mês

Figos com arequipe (doce de leite)
Entre os doces também está o arequipe, feito com doce de leite, que também pode conteter flocos de coco.

Figos com arequipe (doce de leite)

Gastronomia
A quadra natalícia colombiana não seria a mesma coisa sem a tradicional diversidade gastronómica que cobre a mesa.

Gastronomia

Hojaldres
Estes pastéis fritos também são típicos no Natal.

Hojaldres

Luzes de Natal de Medellín
Outro belo espetáculo que merece ser visto, caso esteja em Medellín, são as belas iluminações de Natal que adornam a cidade ao longo de todo o mês de dezembro.
É uma das mais famosas iluminações de Natal do mundo, uma vez que conta com 31 milhões de lâmpadas que iluminam a cidade.

Luzes de Natal de Medellín

Mala
Para garantir que a sorte não faltará no novo ano, os colombianos vão para a rua correr com uma mala.

Mala

Música
A música assume um papel muito importante durante a quadra natalícia. Entre os temas mais populares encontram-se ‘Mi Burrito Sabanero’, ‘Feliz Navidad’ e ‘Canta, Ríe, Bebe’.

Música

Natal
Na Colômbia, o dia de Natal costuma estar reservado para que as pessoas marquem presença na missa, na companhia dos familiares. À semelhança de outros países, é também neste dia que muitos comem as sobras.

Natal

Natilla
Esta iguaria de Natal é quase obrigatória em qualquer residência colombiana. É uma deliciosa sobremesa que é confecionada como um pudim, sendo possível recheá-la com flocos de coco e cobri-la com canela.

Natilla

Novenas
As novenas são celebradas nos nove dias que antecedem o Natal.
É nesta altura que as famílias se juntam para rezar e é também neste período que ocorrem diversos eventos sociais com música, comida e bebida.

Novenas

O menino Jesus chega à cidade
Não existe um Pai Natal a descer a chaminé para entregar os presentes. Os colombianos acreditam que o menino Jesus entrega os presentes a todos.

O menino Jesus chega à cidade

Presépios
Juntamente com as belas luzes encontram-se vários presépios que podem ser contemplados por todo o país.

Presépios

Roupa interior amarela
No Ano Novo os colombianos gostam de andar pela casa com roupa interior amarela. Pode parecer algo maluco, mas eles acreditam que isto trará sorte, sucesso e felicidade no novo ano.

Roupa interior amarela

Ruta de La Navidad
A capital do país, Bogotá, também é famosa pela ilumincação de Natal, denominada por Ruta de La Navidad (Rota de Natal).
Não vai querer deixar de visitar o Parque Nacional, a Plaza Bolívar e o Parque de los Novios para contemplar a vista.

Ruta de La Navidad

Tamales
Os saborosos tamales também podem ser encontrados na mesa de Natal durante a quadra.

Tamales

Véspera de Natal
Para os colombianos, as celebrações de Natal ocorrem no dia 24 de dezembro. As crianças não esperam pela manhã de 25 de dezembro para abrir os presentes. Todos ficam acordados até à meia-noite, depois de uma grande festa, para finalmente serem abertos presentes.

Véspera de Natal

Natal colombiano
É realmente uma experiência mágica e enriquecedora celebrar o Natal na Colômbia. Caso tenha a sorte de fazê-lo, aproveite ao máximo esta magnífica experiência. Boas festas!

Natal colombiano

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s