Dia de São Tomás Becket

O Dia de São Tomás Becket é celebrado a 29 de dezembro.
Thomas Becket nasceu em Londres, por volta de 1128 e faleceu a 29 de dezembro de 1170, na Cantuária, onde foi arcebispo entre 1162 e 1170.
Senhor de grande riqueza e capacidades, Becket foi nomeado chanceler pelo rei de Inglaterra Henrique II em 1155. Depois de ser sagrado arcebispo, tornou-se no homem mais importante do país a seguir ao rei, mas foi aí que mudou a sua vida.
Se até então havia trabalhado junto com o rei, para tirar poder ao clero, Becket deixou o cargo de chanceler e começou a viver uma vida de humildade e pobreza, defendendo acerrimamente os direitos da Igreja.
Defendendo o Papa e não o seu rei, que queria condicionar a independência do clero e a influencia de Roma na política inglesa, Becket teve de pedir asilo em França para fugir à perseguição do rei.
Quatro anos depois, a pedido do rei de França e do Papa, Henrique II admitiu o regresso de Tomás a Inglaterra, contando com a sua submissão. Este, porém, continuava a defender a Igreja e não o rei do seu país, acabando por ser assassinado por quatro cavaleiros que levaram longe demais as palavras de desabafo do rei: “Malditos sejam os que vivem do meu pão e não me livram deste padre insolente”.
Recusando-se mais uma vez a cumprir os desejos do rei, as últimas palavras do santo terão sido “Morro de boa vontade por Jesus e pela santa Igreja”.
Tomás Becket é o santo padroeiro do clero secular, da Universidade de Exeter, Harvard e Portsmouth.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s