Menu Início

Dia de Santo Amaro

O Dia de Santo Amaro festeja-se por tradição a 15 de janeiro.
Amaro, ou Mauro, como também é conhecido, nasceu em Úmbria, Itália, no século VI.
Ainda em criança foi entregue pelos seus nobres pais romanos a um mosteiro, dirigido por São Bento, para que fosse formado na vida monástica. Amaro tornou-se no primeiro discípulo de São Bento, servindo de exemplo para os mais novos do mosteiro.
Acudindo a São Bento, que teve uma visão do afogamento de Plácido, outro jovem do mosteiro entregue a Bento, Santo Amaro terá caminhado sobre as águas para salvar Plácido, que também se tornaria santo.
A pedido de São Bento, Santo Amaro viajou para a França, para estabelecer a Regra de São Bento neste país. Foi assim que Amaro abriu o primeiro mosteiro Beneditino na França, a Abadia de Glanfeuil, perto de Angers. Santo Amaro acabou por falecer neste mosteiro francês, vítima da peste.
É um santo invocado contra várias doenças, em especial para curar gripes, rouquidão, dores de cabeça, enxaquecas, artrose e artrite.
Em Portugal é celebrado em locais como Esposende, Vieira do Minho, Pombal, Vila do Conde, Estarreja, Madeira, Açores, entre outros.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Categorias:Filipe Miguel - Escritor

Filipe Miguel

O que escrevo serve para expressar situações, momentos, sentimentos... do dia a dia de todos nós. Amores e desamores. Amores clandestinos...
Os textos aqui escritos não são autobiográficos. Mas podem ser biografias de mim e de muitos de nós, aqui e além. É neste pequeno véu que fica por levantar que se encontra a sublime sensação que o resto, o resto só a nós (seres apaixonados, românticos, sensíveis, loucos...) pertence!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: