Dia de São Fabiano

O Dia de São Fabiano celebra-se a 20 de janeiro, na data da sua morte.
Fabiano foi o vigésimo Papa da Igreja Católica, entre 10 de janeiro de 236 e 20 de janeiro de 250.
Segundo Eusébio de Cesareia, o “pai da história de Igreja”, Fabiano dirigiu-se a Roma com uns amigos quando uma assembleia de cristãos tentava decidir sobre a sucessão do Papa Antero, mas sem sucesso, tendo chegado a um empate entre os candidatos.
Quando uma pomba branca surgiu inesperadamente e pousou na cabeça do mero espetador Fabiano, a assembleia cristã interpretou o acontecimento como um sinal divino, semelhante ao momento em que o Espírito Santo desceu sobre Jesus Cristo em forma de pomba, elegendo então efusivamente Fabiano como o novo Papa, mesmo sem este possuir estatuto social.
Enquanto Papa, Fabiano dividiu Roma em sete distritos eclesiásticos, com cada um deles a ser supervisionado por um diácono, uma divisão que durou séculos. Designou sete subdiáconos para manter a “ata dos mártires” e realizou grandes trabalhos nas catacumbas dos mártires. Ele efetuou a primeira expedição de missionários às Gálias e depôs o bispo Privado, da África.
O seu pontificado também foi marcado pelos conflitos políticos e pela temível perseguição do imperador Décio. Foi ao enfrentar corajosamente a fúria deste imperador que Fabiano morreu, decapitado, tornando-se num mártir e santo da Igreja Católica.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s