Apresentação do Senhor

A Apresentação do Senhor no Templo celebra-se a 2 de fevereiro.
Esta festividade religiosa recorda o momento em que Maria e José levam o Menino Jesus ao Templo, entregando-o ao seu Pai e ao seu povo, e celebra o início do mistério salvífico, uma vez que a Apresentação de Jesus no Templo marca o começo do mistério do sofrimento redentor do Senhor, que culminará décadas mais tarde no Calvário. Com este sacrifício realizado pela sua família, Jesus é introduzido no seu povo e assume a sua humanidade.
Esta festa remonta ao século IV em Jerusalém. Era celebrada com o nome de festa do encontro (Hypapante, em grego), quarenta dias da festa da epifania, a 14 de fevereiro. No século VI, a festa alargou-se até à Constantinopla e, no século VII, chegou a Roma e ao Ocidente.
Em Roma, a festa compreendia uma procissão até à Basílica de S. Maria Maior. Já no século X, começaram-se a benzer velas para usar na procissão, um gesto que sobreviveu até aos dias de hoje. Esta festa tinha o nome de Purificação da Bem-aventurada Virgem Maria mas com a revisão do calendário romano, em 1969, o nome da festa foi mudado para “A Apresentação do Senhor”.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s