Menu Início

Dia de Santa Josefina

O Dia de Santa Josefina comemora-se a 8 de fevereiro.
Santa Josefina Bakhita, ou a “Mãe Moreninha” foi a primeira santa africana. Nascida em 1869 no Sudão, a santa recebeu o nome de “Bakhita”, a “afortunada”, pelos seus raptores que a venderam como escrava ainda em criança. Durante a escravidão sofreu tantas humilhações que se esqueceu do próprio nome.
Depois de ser vendida a um cônsul italiano, Josefina foi para Itália, onde se tornou ama de uma criança e começou a trabalhar como mulher livre. Quando os seus patrões viajaram para África, Josefina ficou na congregação de Santa Madalena de Canossa, em Veneza, onde conheceu Jesus e se batizou em 1890. Foi nesta altura, aos 21 anos, que recebeu o nome de Josefina em homenagem a São José.
Quando os seus patrões regressaram, Bakhita pediu para ficar na congregação, para servir a Deus e se tornar numa freira canossiana.
Em 1896 fez os seus votos, começando a servir Jesus, a quem chamava de “o meu patrão”. Por cinquenta anos exerceu diversos cargos e ajudou os pobres e desamparados, sempre com amor, bondade, humildade e com um sorriso no rosto que conquistava toda a gente.
Acabou for falecer no convento de Schio a 8 de fevereiro de 1947. Desde então muitos milagres e graças se terão alcançado por intercessão de Santa Bakhita, que foi beatificada em 1992 e canonizada em 2000 pelo Papa João Paulo II.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Categorias:Datas, eventos e acontecimentos históricos

Filipe Miguel

O que escrevo serve para expressar situações, momentos, sentimentos... do dia a dia de todos nós. Amores e desamores. Amores clandestinos...
Os textos aqui escritos não são autobiográficos. Mas podem ser biografias de mim e de muitos de nós, aqui e além. É neste pequeno véu que fica por levantar que se encontra a sublime sensação que o resto, o resto só a nós (seres apaixonados, românticos, sensíveis, loucos...) pertence!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: