Dia de Santa Apolónia

O Dia de Santa Apolónia é festejado todos os anos a 9 fevereiro.
Santa Apolónia de Alexandria foi uma virgem mártir cristã, vítima de tortura num período de forte revolta contra os cristãos na cidade de Alexandria, no Egito.
A sua história foi contada por São Dionísio, bispo de Alexandria, em cartas dirigidas ao bispo Fabio de Antioquia.
Apolónia, que já teria uma idade avançada e uma vida digna de admiração, foi capturada e obrigada a renunciar à fé cristã. Como se negou corajosamente a obedecer, e a seguir deuses pagãos, foi torturada em praça pública.
Os seus dentes foram todos arrancados e quebrados com pedras e a sua cara foi partida com duras pancadas. Por essa razão Santa Apolónia foi escolhida como santa padroeira das dores de dentes e dos dentistas, sendo representada geralmente com um torniquete a segurar um dente.
Os torturadores ergueram uma pilha de madeira e ameaçaram queimar Apolónia viva se esta se recusasse a blasfemar Cristo ou a invocar deuses pagãos. Apolónia pediu um minuto de liberdade para refletir e atirou-se ela mesma para a fogueira, morrendo queimada, quando decorria o ano de 249.
Santa Apolónia tornou-se numa santa popular na Europa, principalmente na Alemanha, Inglaterra, França e Itália. Apesar de maior parte das suas relíquias se encontrarem preservadas na igreja de Santa Apolónia em Roma, outras partes das suas relíquias foram espalhadas pela Europa, incluindo Portugal, pelo tesouro da Sé do Porto e pelo Convento de Santa Apolónia de Lisboa.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s