Ir para conteúdo
Anúncios

Dia de São Gabriel

O Dia de São Gabriel comemora-se a 27 de fevereiro.
São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, São Gabriel da Virgem Dolorosa, ou São Gabriel Possenti, são os nomes pelos quais ficou conhecido Francesco Possenti, um santo italiano muito devoto às dores da virgem Maria, nascido em Assis a 1 de março de 1838 e falecido a 27 de fevereiro de 1862.

Gabriel de Nossa Senhora das Dores
Gabriel perdeu a mãe muito novo e cresceu com o seu pai, que era advogado, e com amigos deste. Com um comandante militar aprendeu a atirar e tornou-se num exímio atirador. Na escola jesuíta demonstrava-se com um aluno brilhante. Apaixonado por bailes e teatro, foi com surpresa que o pai recebeu a notícia de que o seu filho queria ser religioso e seguir uma vida regrada.
Gabriel tinha ficado gravemente doente por duas vezes e por duas vezes prometeu se tornar um religioso caso se curasse. Após a morte da sua irmã mais querida, numa onda de cólera que atingiu a Itália, e numa procissão que passava com a imagem de Nossa Senhora, perante o olhar fixo e profundo da Virgem, Gabriel ouviu o chamamento interior e entrou no seminário onde recebeu o nome de Gabriel de Nossa Senhora das Dores.

Salvador de Isola
Foi já como irmão Gabriel, que um grupo de vinte mercenários irrompeu na cidade de Isola del Gran Sasso para pilhá-la e aterrorizar os moradores. Com a permissão do reitor do seminário, Gabriel foi enfrentar os mercenários sozinho. Ridicularizado por um mercenário prestes a violentar uma rapariga, Gabriel sacou rapidamente da pistola da cintura do mercenário e obrigou-o a soltar a rapariga. Enquanto o homem obedecia, Gabriel desarmou outro homem que se aproximava, apoderando-se de duas armas.
Quando o resto do grupo se acercou de Gabriel, uma pequena lagartixa atravessou a rua entre eles e Gabriel, que rapidamente a matou. Perante a manifestação de pontaria e as duas armas nas mãos, os mercenários renderam-se e deixaram a cidade. Gabriel foi levado nos braços pelo povo que o aclamou de “O salvador de Isola”.

Padroeiro da juventude
São Gabriel foi um exemplo de coragem, de determinação e de forte religiosidade, recheada de penitências. Faleceu com apenas 23 anos, vítima de tuberculose. Juntamente com Santo Aloísio, é considerado um dos santos padroeiros da juventude. É também considerado como protetor dos atiradores.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: