Ir para conteúdo
Anúncios

Quaresma

A Quaresma, que tem início no dia a seguir ao Carnaval, é um período de quarenta dias de conversão e de preparação para a festa de Páscoa, a grande celebração da ressurreição de Cristo.
À imagem de Cristo, que passou 40 dias em jejum no deserto e que sofreu até ao dia da crucificação, os cristãos fazem uma pequena penitência durante 40 dias.
Muitas igrejas cobrem as imagens dos santos de tecidos roxos e as músicas das celebrações ficam mais introspectivas.
Essa tradição observa-se desde o século IV. A palavra “quaresma” advém da expressão latina quadragesima dies (quadragésimo dia).

Tempo da Quaresma
O tempo da Quaresma é um tempo de penitência, oração, esmola e conversão.
É tradição que durante os quarenta dias que antecedem a ressurreição de Cristo, os cristãos se preparem espiritualmente para a Páscoa. Além de orar e refletir, as pessoas se preparam fisicamente fazendo jejum e não comendo carne. A abstinência de carne deve ser observada em todas as sextas-feiras da Quaresma.
A fim de auxiliar os fiéis a se preparem para a Páscoa, várias paróquias organizam retiros espirituais, cumprem o exercício da via-sacra e a recitação do rosário durante esses período.
A Quaresma tem início todos os anos na Quarta-Feira de Cinzas, no dia seguinte ao Carnaval. Este período compreende seis domingos (que não são contabilizados, visto não serem dias de penitência) e estende-se até à Quinta-Feira Santa, antecedente à Páscoa.

Quaresma de São Miguel
Também se celebra a Quaresma de São Miguel, entre agosto e setembro, terminando no Dia dos Arcanjos (Miguel, Gabriel e Rafael). Esta tradição foi criada por São Francisco de Assis, em 1224.
Na Igreja Católica Romana esta deixou de ser uma prática oficial da igreja, porém ela segue viva entre os cristãos ortodoxos.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: