Dia de São Rodrigo

É a 13 de março que se comemora o dia de São Rodrigo.
Rodrigo de Córdova era um sacerdote que viveu no século IX em Espanha, numa altura de ocupação muçulmana. Por isso, os cristãos não podiam pronunciar a sua fé em público, tendo de permanecer dentro de casa quando queriam praticar a sua religião.
Reza a história que quando os seus irmãos, um cristão e um muçulmano, estavam a brigar acerrimamente, cada um defendendo a sua fé, Rodrigo intrometeu-se. Ele colocou-se no meio dos dois para parar a bulha e acabou levando um golpe que o fez perder os sentidos e cair desmaiado.
O irmão muçulmano aproveitou para carregar Rodrigo inanimado pela cidade de Córdova, dizendo que ele acabara de abraçar a fé islâmica. Mais tarde, Rodrigo negou publicamente a conversão, acabando por ser visto como um traidor pelos muçulmanos, que o prenderam.
Na prisão Rodrigo conheceu Salomão, preso pelo mesmo motivo. Os dois santos recusaram negar a fé cristã, o que lhes valeu a decapitação e o título de mártires.
O dia de São Rodrigo é celebrado na data da sua decapitação, que aconteceu a 13 de março de 857. O santo é venerado pelas igrejas católica e ortodoxa.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s