Dia Mundial da Tuberculose

É no dia 24 de março que se celebra o Dia Mundial da Tuberculose.

Origem da data
O objetivo deste dia mundial de combate à tuberculose é alertar a população sobre a doença e erradicar completamente a doença. Esta efeméride comemora-se neste dia já que foi a 24 de março de 1882 que Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose – o bacilo TB – o que seria o início do diagnóstico e da cura da tuberculose. Assim, no centenário da data, em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar o Dia Mundial da Tuberculose.

Tuberculose em Portugal
Portugal apresenta-se no limiar da baixa incidência desta doença (20/100.000 habitantes), com cerca de 2000 novos casos por ano. Os distritos urbanos são os mais afetados: 31% de casos novos são registados em Lisboa e 28% no Porto.

Sintomas
Tosse com expetoração, cansaço, alguma febre pelo final do dia, suor à noite, emagrecimento, gânglios no pescoço são alguns sintomas da tuberculose, que pode ser prevenida pela vacina BCG. Apesar de grave e mortal, o tratamento correto desta doença garante a cura ao paciente.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s