Dia de São João do Egito

É o século IV, no final das perseguições romanas aos cristãos. Diocleciano era o Imperador de Roma, que tratava com crueldade os cristãos. Constantino, filho de Santa Helena, uma mulher cristã, o substituiu no governo de Roma e liberou o culto cristão.
São João nasceu em 305. Era de família pobre. trabalhou como carpinteiro até os 25 anos de idade, quando deixou tudo e abraçou a vida de eremita, uma vida rigorosa, de desprendimento, afastado da sociedade para viver em contemplação, meditação e oração. Adotou como seu guia espiritual, um eremita bem mais velho.
São João viveu 89 anos. Ficou conhecido como “Profeto do Egito”. Ele deixou numerosos escritos de adoração ao Senhor Jesus Cristo. Recebia muitas pessoas no deserto e fundou um mosteiro de estrita clausura, onde se encontrava com outros monges eremitas, sobretudo à noite, para louvar a Deus. Depois, retiravam-se, cada um para o seu lugar, em total silêncio e renúncia.
Quando São João aprendeu sobre o ministério da solidão, seu mestre o colocou numa situação de provação, obrigando-o a regar um galho seco diariamente. Um ano depois, o galho brotou. O mesmo aconteceu com Santa Rita de Cássia cerca de mil anos depois, que regou um galho seco até que brotou uma roseira.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s