Universidade de Coimbra

Já foi o Palácio mais antigo de Portugal e agora é um templo do ensino e do saber. Descubra a fantástica história secular do Paço das Escolas, em Coimbra.
Antes de mais nada, convém esclarecer sobre as várias designações que se podem dar a um palácio. Geralmente, são utilizadas as designações paço ou palácio. Ao termo “palácio” associa-se normalmente um edifício sumptuoso, de grande luxo e dimensão, onde vivia a família real. O termo “paço” é normalmente utilizado para edifícios mais pequenos e, por vezes, a edifícios onde o Rei teria dormido pelo menos uma vez ou até para designar a residência dos bispos.

Universidade de Coimbra 2
Universidade de Coimbra

Por isso mesmo, quando de fala em Palácios, não se pode esquecer os Paços, dado que alguns destes podem também ter sido, temporariamente ou definitivamente, residências reais.
Assim sendo, o Palácio mais antigo de Portugal fica em Coimbra e é o chamado “Paço das Escolas”, que hoje faz parte da Universidade de Coimbra. Foi foi edificado ao longo de várias centenas de anos, tendo sido Paço Real desde o reinado de D. Afonso Henriques até ao século XVI.

Universidade de Coimbra 3
Universidade de Coimbra

A construção original, a Alcáçova (palácio fortificado onde vivia o governador da cidade no período de domínio muçulmano), foi edificada sob as ordens de Almançor em finais do século X. A partir de 1131, o Paço Real da Alcáçova seria habitado por D. Afonso Henriques, tornando-se no primeiro paço real do país. Foi aqui que nasceram praticamente todos os Reis da primeira dinastia.

Universidade de Coimbra 4
Universidade de Coimbra

A partir do reinado de D. Dinis o Paço é progressivamente abandonado, até ao séc. XVI (reinado de D. Manuel I), quando é iniciada uma grande reforma dos edifícios. Em 1544, já no reinado de D. João III, seria aí instalada a totalidade das faculdades da Universidade de Coimbra. Após aquisição a D. Filipe I, em 1597 o antigo Paço da Alcáçova passou a pertencer à Universidade tomando finalmente a designação de Paço das Escolas.
O Paço das Escolas engloba vários edifícios emblemáticos, acrescentados ao Paço original ao longo de vários séculos, entre os quais se pode destacar a Biblioteca Joanina, a sala dos capelos, a sala do exame privado e a capela de São Miguel.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Universidade de Coimbra 5
Universidade de Coimbra
Anúncios

2 comentários

  1. Palácios antigos são tão incríveis quando se tornam dedicados ao ensino. Mesmo com umas boas casas de época aqui na cidade, sendo ETECs em sua maioria, seria interessante estudar ou ter próximo para conhecer palácios como de Coimbra, apaixonante nas imagens.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s