Dia do Propagandista

O Dia do Propagandista é comemorado em 02 de abril. O profissional propagandista é responsável por representar laboratórios farmacêuticos, realizando a propaganda e venda de produtos químicos, farmacêuticos e biológicos, nos consultórios, empresas, farmácias, drogarias e estabelecimento de serviços médicos odontológicos, médicos veterinários e hospitalares públicos e privados. A profissão foi regulamentada em 14 de julho de 1975 pelo presidente Ernesto Geisel.
Com as novas ferramentas, que não são os insuperáveis alicate e chave de fenda, no campo da informática, por exemplo, o atual mercado de publicidade exige, cada vez mais, profissionais com atuação sistémica no conjunto da atividade. Isto é, que dominem, se não todos, quase todos os escaninhos da agência. Tanto que muitas delas derrubaram as divisórias no ambiente de trabalho. A ordem é a contratação de gente que dê pitaco do financeiro à criação e veiculação. Quem se posicionar no meio de forma segmentada periga mudar de ramo.
Abaixo a generalização! A tendência na propaganda é uma comunicação direta com o público específico, sem tergiversações, em respeito ao espaço vital. Um público segmentado com mensagem direcionada.
A despeito do velho paradigma de que o Brasil é país continental, não se justifica mais, com toda modernidade tecnológica à disposição, o uso de um modelo uniforme de comunicação, no mesmo diapasão, para toda a comunidade. Governos e iniciativa privada descobrem, aos poucos, a importância da segmentação em seus vários níveis.

Um exemplo:
O crescimento da dengue não se dá em todos os estados. Portanto, torna-se injustificável uma propaganda preventiva em âmbito nacional. A isso se chama também de “qualidade em gastos”.

O diretor da agência ON Ideias Interativas Ltda, Fabiano Canton, vê com otimismo as perspectivas para o mercado publicitário este ano. Além de uma crescente consciência do empresariado sobre a importância do setor, o desempenho econômico do país é fator de impulso nesta área. A agência mineira, com três anos, abocanhou, por exemplo, as contas do Pátio Savassi, Euroville, A uto Japan, Supertec, Grupo Magnus, Revolight, Cineart, Good to Go, Panda Promoção e Eventos, Construtora Alcance.
Didatismo
O diretor de criação da ON, explicou o passo a passo de uma campanha publicitária: “Cliente e agência se reúnem para definir os objetivos da campanha publicitária. A partir desse ponto, o briefing, um documento com todas as informações importantes para o planejamento e criação da campanha é repassado para os profissionais da agência de publicidade.
Mas é no departamento de criação que as campanhas publicitárias tomam forma. Os profissionais de criação, diretores de arte e redatores, coordenados pelo diretor de criação, partem em busca de soluções textuais e visuais criativas e pertinentes para divulgar as qualidades de serviços e produtos em anúncios de jornal, revista, tv, etc…
O consumidor contemporâneo acompanhou a evolução do mercado e da comunicação. Hoje ele não é mais agente passivo frente aos estímulos da comunicação. Pelo contrário, interage, opina e é capaz de ignorar uma marca que não cumpre as suas promessas, levando ao fracasso ou ao sucesso!

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s