Dia São Pedro Calungsod

Pedro Calungsod (1654-1672), leigo, catequista, jovem mártir e santo das Filipinas.
Tendo sido reconhecido o seu martírio, sua causa não precisava de outro milagre para a beatificação. No entanto, foi documentada uma primeira cura que aconteceu depois de invocá-lo: a cura de uma mulher que tinha câncer nos ossos. Ela participou da sua beatificação, no dia 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro.
Mas era preciso outro milagre, acontecido depois de sua beatificação para abrir o caminho para a canonização. O milagre que permitiu este passo aconteceu em 2003 no hospital na cidade de Cebu: uma mulher considerada morta, depois de duas horas, voltou à vida após a invocação do bem-aventurado mártir jovem.
Sua vida foi uma mudança contínua no serviço do Evangelho. Era original de Molo, bairro chinês da cidade de Iloilo. Em seguida, partiu para Cebú, também no centro do arquipélago, para proclamar o evangelho lá. Estudou com os jesuítas de Loboc, na ilha de Bohol. Em 1668, viajou para Guam, no arquipélago das Ilhas Marianas, para se juntar a uma das missões dos jesuítas espanhóis. Com o beato Diego San Vitores (1627-1672), catequizaram os Chamorros.
Mas um comerciante chinês, chamado Choco, fez circular o boato de que a água batismal foi envenenada. Então, uma criança que tinha sido batizada morreu e os missionários tornaram-se os responsáveis. Choco foi apoiada pelos “homens médicos”, o “macanjas” e pelos “jovens homens”, os “urritaos” que desprezavam os missionários.
No dia 2 de abril de 1672, os missionários foram para a aldeia de Tumon para batizar a filha do chefe Mata’pang que recusou de repente. Mas eles foram em frente, tendo recebido autorização da mãe da criança.
Liderados por Mata’pang e pelo chefe Hurao, os assassinos caçaram Calungsod e San Vitores, ao longo da praia, e os fizeram prisioneiros. Imediatamente mataram o jovem Pedro com uma espada e Diego com um “bolo” uma tradicional faca em forma de folha, mutilando seus corpos e jogando-os no mar.
Pedro Calungsod será o segundo católico das Filipinas reconhecido santo, depois da canonização de São Lorenzo Ruiz, em 1987.

Oração
São Pedro Calungsod, estudante, catequista, jovem migrante, missionário, amigo fiel, mártir, tu nos inspiras por a tua fidelidade no momento da adversidade; com sua coragem com que ensinastes a fé em meio à hostilidade, e por seu amor em dar a vida por causa do Evangelho.
Faz teus nossos problemas (Pausa para mencionar suas intenções) e intercedes por nós diante do nosso Pai, que é cheio de misericórdia e graça para que, ao receber a ajuda do Céu, possamos ser encorajados a viver e anunciar o Evangelho aqui na terra.
Amém.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s