Dia da Verdade

O quarto mês do calendário gregoriano, abril apresenta várias hipóteses para o significado. Uma delas afirma que o nome abril deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas.
A cultura popular brasileira possui inúmeras datas comemorativas. O 1° de abril é um dos mais tradicionais, afinal, quem nunca na vida pregou uma peça ou caiu em uma, no Dia da Mentira?
O que muitas pessoas não sabem é que a honestidade também é prestigiada com um dia em sua homenagem: o Dia da Verdade é comemorado no dia 3 de abril.

Origem
Dia da Mentira Há muitas explicações para o 1º de abril ter se tornado o Dia da Mentira. A mais conhecida diz que a data comemorativa surgiu na Europa quando o rei da França, Carlos IX, resolveu simplesmente mudar a data do início do ano, para o dia 1º de janeiro sendo que no inicio do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de março e as festas duravam uma semana, terminando no dia 1º de abril. Alguns franceses queriam manter a tradição, foi então que algumas pessoas passaram a ridicularizar os conservadores, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

No Brasil, o Dia da Mentira surgiu em Pernambuco, onde foi lançado em 1º de abril de 1848, periódico “A Mentira” com a notícia da morte de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Dia da Verdade – comemorado dois dias após o Dia da Mentira, não há registros sobre a origem da comemoração. Em diversos fóruns de discussão na Internet as pessoas afirmam desconhecer a história do Dia da Verdade.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s