Dia da Mulher Moçambicana

O Dia da Mulher em Moçambique tem a data do dia da morte de Josina Machel, que era uma líder dos direitos das mulheres, dos direitos humanos e da independência moçambicana. Ela recusou a oportunidade de se tornar uma bolseira residente numa universidade suíça, a fim de ficar e treinar mulheres em Moçambique para lutar na guerra e contribuir de várias outras maneiras para ganhar a independência de seu país.
Quando lhe foi diagnosticado cancro de fígado em 1970, ela foi para Moscovo por um curto período, mas depois voltou para viver os seus restantes meses ao serviço do seu país e na promoção dos direitos humanos e das mulheres. Com a tenra idade de apenas 25 anos, ela morreu a 7 de abril de 1971.
A Organização Nacional das Mulheres Moçambicanas foi fundada em sua homenagem e ajudou a tornar a data da sua morte num feriado nacional.
Em cada Dia Nacional da Mulher, as pessoas participam numa variedade de conferências especiais e outros eventos em memória de Josina Machel. A contribuição de outras mulheres e de todas as mulheres para a sociedade moçambicana é também reconhecida neste dia.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s