Festival das Flores – Japão

O Hanamatsuri, festa das flores, é o nome popular que se dá para o Kanbutsue, um evento comemorativo ao nascimento de Shaka, que após atingir a iluminação tornou-se Buda. Nessa festa, comemorada no dia 8 de abril, constrói-se um santuário decorado com flores, no qual é depositada a estátua de Shaka. Os visitantes rezam e jogam chá adocicado sobre a escultura dele.

Bukkyô (Budismo)
O Bukkyô (Budismo) é uma das três maiores religiões do mundo. Segundo o Budismo, a existência humana é caracterizada pela mutabilidade, angústia e distanciamento de si próprio. A angústia nasce porque o homem deseja algo imutável em uma sociedade mutável.
De acordo com a doutrina budista, o ser humano atinge a iluminação (verdade) e chega ao estado de tranquilidade eterna (Nehan) através da vida justa baseada na disciplina. Esse é o ideal do Budismo.

Oshaka-sama, Hotoke-sama
Shaka foi o fundador do Budismo. O nome dele provém da abreviação de Shakamuni, cujo significado queria dizer Santa da tribo Shaka. (Shaka era o nome de uma tribo. Já Muni significa Santa). Shaka também pode ser chamado de Shaka-botoke, Shakuson ou Gôdama-botoke.
Há muitas versões sobre o dia da morte de Shaka. Alguns pesquisadores acreditam que ele tenha morrido no século 4. Outros aventam a hipótese de que ele tenha falecido no século 6. No Japão, acredita-se que Shaka tenha nascido em a.C.560 e morrido por volta de a.C 480. Ele teria vindo ao mundo como o príncipe da tribo Shaka, cujo domínio do seu reinado se estenderia do Nepal à Índia. O pai dele chamava-se Suddhodana e a mãe Maya. Maya morreu depois de 7 dias do nascimento de Shaka.
Desde criança, Buda mostrava-se muito inteligente, destacando-se nos estudos e na prática de artes marciais. Possuía um caráter introspectivo e frequentemente entrava em meditação profunda.
Shaka casou-se e teve um filho. Quando completou 29 anos, cansado das mudanças rápidas com que o mundo se transformava, abandonou seu lar. Mesmo aguentando seis anos de privação, não conseguiu fazer com que seu espírito se tranquilizasse e atingisse a iluminação. Com 35 anos de idade, no entanto, esse objetivo foi alcançado e Shaka tornou-se Buda. Depois disso, ele percorreu, até os 80 anos, todo o país e pregou sua doutrina para qualquer pessoa sem distinção, fossem elas pobres, de boa índole ou de mau caráter.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s