Dia Mundial da Hemofilia

O Dia Mundial da Hemofilia celebra-se a 17 de abril.

Origem da data
Esta data é também conhecida como Dia Mundial do Hemofílico.
É desenvolvida desde 1989 pela Federação Mundial do Hemofilia, uma organização sem fins lucrativos que atua em 113 países do mundo e que foi fundada por Frank Schnabel em 1963.
O dia 17 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Hemofilia por ser o aniversário de Frank Schnabel. O objetivo deste dia é consciencializar as populações para a hemofilia e para outras desordens sanguíneas.
Neste dia é tradição acender os vários monumentos do mundo com luzes vermelhas, chamando a atenção para as pessoas com desordens sanguíneas.

Hemofilia
A hemofilia é uma anomalia do sangue caracterizada por uma demora ou uma falta de coagulação, sendo que a menor ferida pode provocar uma grave hemorragia.
Esta é uma afeção hereditária, transmitida pelas mulheres, que ataca sobretudo os homens. A forma mais comum de desordem é a hemofilia A, presente em 1 de 5.000-10.000 nascimentos masculinos. Já a hemofilia B acontece em aproximadamente 1 de 20,000-34,000 nascimentos masculinos.
Não existe um registo nacional sobre a hemofilia em Portugal, estimando-se que exista um milhar de pessoas com esta doença em Portugal.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s