Menu Início

Dia de São Jorge

O Dia de São Jorge, conhecido como “santo guerreiro”, celebra-se a 23 de abril.
Não existem muitos dados históricos sobre a vida deste popular santo da Igreja. Apesar da sua história se basear em documentos lendários e apócrifos, aponta-se o ano de 275 para o seu nascimento e o ano de 303 para a sua morte (a 23 de abril).
As lendas descrevem que este cavaleiro da Capadócia (atual Turquia) salvou uma mulher de um dragão, o que levou ao batismo de milhares de pessoas. Defendendo a sua fé até à morte, foi torturado e decapitado por ordem do Imperador Diocleciano, que mandou prender todos os soldados romanos cristãos e prestar tributo aos deuses romanos.

São Jorge é celebrado especialmente em locais como o Reino Unido, a Bulgária, a Geórgia, a Lituânia, o Canadá, a Catalunha, Génova, e Rio de Janeiro.
São Jorge é um orago menor de Portugal. D. Nuno Álvares Pereira considerava São Jorge o responsável pela vitória portuguesa na batalha de Aljubarrota, encontrando-se a Capela de São Jorge, em Leiria, e o Castelo de São Jorge, em Lisboa, em seu nome. Julga-se que foram os cruzados ingleses que auxiliariam D. Afonso Henriques a conquistar Lisboa, em 1147, que trouxeram a devoção a São Jorge para Portugal.
Além de santo protetor e patrono de Inglaterra, São Jorge é o patrono mundial do escutismo, celebrando-se também o Dia Mundial do Escutismo a 23 de abril.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Categorias:Datas, eventos e acontecimentos históricos Filipe Miguel - Escritor

Filipe Miguel

O que escrevo serve para expressar situações, momentos, sentimentos... do dia a dia de todos nós. Amores e desamores. Amores clandestinos...
Os textos aqui escritos não são autobiográficos. Mas podem ser biografias de mim e de muitos de nós, aqui e além. É neste pequeno véu que fica por levantar que se encontra a sublime sensação que o resto, o resto só a nós (seres apaixonados, românticos, sensíveis, loucos...) pertence!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: