Menu Início

Dia Mundial de Luta Contra a Malária

O Dia Mundial de Luta Contra a Malária, que acontece no dia 25 de Abril de cada ano, é um dia internacionalmente reconhecido, onde se destaca os desafios e os esforços local e global para o controlo efectivo da malária bem como celebram-se os ganhos que foram alcançados.

A efeméride tem como objectivo relembrar a existência da malária e incentivar o esforço global na luta contra a doença.
Segundo a OMS, a data constitui uma boa oportunidade para os países afectados trocarem experiências e apoiarem-se mutuamente, bem como para alertar a comunidade mundial, incluindo líderes políticos em países endémicos, a manterem o seu compromisso para fornecer acesso universal às intervenções contra a malária e acabar com o sofrimento desnecessário provocado por esta doença evitável e tratável.
A Malária é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anófele, infectada por protozoários do género Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contacto com o de outra sadia, como a partilha de seringas (consumidores de droga), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.
África é o epicentro do flagelo da malária no mundo. O clima e o ambiente do continente propiciam a reprodução do parasita e do mosquito, que necessitam de uma temperatura ambiente mínima de 18ºC para se desenvolverem.
Diferentes tentativas para controlar a malária em África já foram implementadas. Nos anos 1950 e 1960, o insecticida DDT era abundantemente utilizado para combater o mosquito e para tratar os doentes; os hospitais prescreviam o medicamento Cloroquina.

Com o passar dos anos, a malária tornou-se resistente à Cloroquina, e a má aplicação do DDT (em virtude da falta de treino e orientação) comprometeu o combate ao mosquito em áreas abertas.
A solução mais eficaz a longo prazo é o desenvolvimento de uma vacina, cujo processo está em fase de ensaios clínicos em laboratórios. Há trabalhos também no desenvolvimento de uma nova droga, mais eficaz para o tratamento da doença à base de Artemisina, substância oriunda de ervas descobertas por pesquisadores chineses.

Em Angola, a malária representa um problema de saúde pública e é a primeira causa de morte, consultas médicas e de absentismo laboral e escolar, constituindo uma das principais causas de morbi-mortalidade perinatal, aborto, parto prematuro, de baixo peso ao nascer, de anemia em mulheres grávidas e de mortalidade materna.
A malária ainda representa cerca de 35 por cento da demanda de cuidados curativos, 20 por cento de internamentos hospitalares, 40 por cento de morte perinatal e 25 por cento de mortalidade materna.

Desde 2000, o mundo fez progressos históricos na luta contra a malária, salvando milhões de vidas.
Neste âmbito a Direcção da Cidade de Maputo em coordenação com a Direcção Municipal de Saúde e Acção Social, vai organizar uma cerimónia de Comemoração do Dia da Malária sob lema “Zero Malária, Começa Comigo” .
A cerimónia terá lugar no Centro de Saúde de Pescadores, situado no Bairro dos Pescadores, Distrito Municipal KaMavota e será dirigida pela directora de Saúde da Cidade de Maputo, Sheila Lobo de Castro.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Categorias:Datas, eventos e acontecimentos históricos Filipe Miguel - Escritor

Filipe Miguel

O que escrevo serve para expressar situações, momentos, sentimentos... do dia a dia de todos nós. Amores e desamores. Amores clandestinos...
Os textos aqui escritos não são autobiográficos. Mas podem ser biografias de mim e de muitos de nós, aqui e além. É neste pequeno véu que fica por levantar que se encontra a sublime sensação que o resto, o resto só a nós (seres apaixonados, românticos, sensíveis, loucos...) pertence!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: